Uma cabeça esquecida por 110 anos em um armário é a chave para a extinção do tigre da Tasmânia
Extinto há quase 90 anos, o tigre-da-tasmânia pode voltar à vida ]O avanço mais significativo nessa tentativa ocorreu recentemente, quando uma cabeça incrivelmente bem preservada foi descoberta após passar mais de um século esquecida no fundo de um armário.
A Tasmânia é uma pequena ilha da Austrália conhecida por dois animais icônicos: o diabo-da-tasmânia (que não tem nada a ver com o personagem dos desenhos animados) e o tigre-da-tasmânia. O primeiro chama atenção por ser o maior marsupial carnívoro do mundo. Já o segundo ficou famoso por outro motivo: um marsupial de grande porte que foi declarado extinto em 1936.
Agora, uma cabeça extremamente bem preservada, descoberta no fundo de um armário, pode conter a chave para trazer o tigre-da-tasmânia de volta. No entanto, isso está longe de ser uma tarefa fácil.
Uma história triste
O tigre-da-tasmânia, também conhecido como lobo-da-tasmânia, era um marsupial impressionante, e sua aparência pode ser apreciada nos poucos registros filmados no Zoológico de Hobart, na Tasmânia. Infelizmente, ele não existe mais — e, como em tantos casos de extinção, a culpa foi, em grande parte, dos humanos.
O tigre-da-tasmânia começou a desaparecer do continente australiano antes da chegada dos europeus, mas ainda existia uma população considerável na ilha da Tasmânia. Os nativos da Austrália caçavam a espécie, mas o grande impacto veio com os colonos europeus, que começaram a culpar o animal pelas mortes de gado e passaram a oferecer recompensas por sua caça. Além disso, a introdução de cães domésticos pelos colonos e a redução das presas naturais do tigre-da-tasmânia agravaram ainda mais sua situação.
Os últimos registros da espécie incluem um exemplar capturado por um fazendeiro em 1930 e ...
Matérias relacionadas
Cientistas querem diagnosticar Alzheimer com um único gesto: um simples virar da cabeça
A SpaceX explicou por que a Starship explodiu e onde seus restos caíram