Temporal deixa SP em estado de atenção para alagamentos e Defesa Civil dispara alerta severo
Temporal atinge parte da cidade no final da tarde desta segunda-feira
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à Prefeitura de São Paulo, colocou a capital paulista em estado de atenção para alagamentos em razão do temporal que atinge a cidade na tarde desta segunda-feira, 29.
O alerta, anunciado por volta das 17h20, foi feito para as regiões das zonas leste e norte, além de centro e marginal Tietê. Cerca de 20 minutos depois, às 17h38, o aviso se estendeu também para as regiões da zona oeste e Marginal Pinheiros. Depois das 18h, o alerta passou a valer para toda a cidade, acrescentando a zona sul e sudeste.
"Há potencial para formação de alagamentos, devido ao lento deslocamento das instabilidades e também, potencial para rajadas de vento que podem superar os 50km/h.", afirma o órgão.
Por volta das 18h10, a Defesa Civil do Estado disparou um alerta severo automático, informando sobre os temporais nas regiões da zona norte e central. "Tem raios e vento. Atinge áreas vizinhas. Tenha cuidado nas próximas horas", destaca o órgão.
Conforme o CGE, áreas de instabilidade se formam na paulista como resultado do calor dos últimos dias e a entrada de uma brisa marítima.
"Conforme as estações meteorológicas automáticas do CGE da Prefeitura de São Paulo, chove moderado com pontos fracos na zona leste, nas subprefeituras da Penha, Aricanduva/Formosa e Mooca", informou o órgão no final da tarde.
Na zona norte foi registrada chuva moderada com pontos forte na região da Vila Maria e Vila Guilherme, Jaçanã e nas chegada da Dutra e da Ayrton Senna com a Marginal Tietê. "O mesmo quadro é observado na Zona Oeste na subprefeitura de Pinheiros".
Após dias de recorde de calor no Estado de São Paulo e na capital, a previsão é que os próximos dias sejam de temperaturas máximas mais amenas em razão de chuvas que devem cair sobre as cidades paulistas. No entanto, os temporais poderão provocar danos também.
Por esse motivo, o Governo de São Paulo anunciou, nesta segunda, 29, a instalação de um gabinete de crise "para coordenar ações de prevenção e atendimento de municípios diante da previsão e da possível ocorrência de chuvas fortes no estado durante o feriado de Ano Novo".
Conforme a Defesa Civil, há risco de fortes temporais com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros por dia, ventos fortes no momento da chuva, trovoadas e eventual granizo. As áreas com maiores riscos de serem atingidas sãs as regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Registro.
"Embora não haja indicativo de acumulados elevados, permanece o risco de tempestades, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo de forma isolada", informa o governo do Estado.