Reunião do Protocolo de Cartagena reúne 164 países-membros
Chega a 164 o número de países signatários do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança da Convenção sobre Diversidade Biológica. O anúncio é do brasileiro Bráulio Ferreira de Souza Dias, secretário-executivo da Secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD). Os novos países-membros são: Bahrein, Marrocos, Uruguai e Jamaica.
O Protocolo de Cartagena é um acordo internacional que visa garantir o manuseio, transporte e uso de organismos vivos modificados resultantes da biotecnologia moderna capazes de gerar efeitos adversos sobre a diversidade biológica, levando em conta, também, os riscos para a saúde humana.
O anúncio foi feito na abertura da 6.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP6), que integra a 11.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que está sendo realizada em Hyderabad, na Índia.
.
Durante a MOP6 será discutida a gestão de riscos na área da biossegurança. Especialistas propõem que os países adotem novas medidas de orientação para temas como avaliação de risco de microorganismos vivos modificados, vírus, animais e peixes, além do que se produz a partir do uso da biologia sintética. "Como a ciência da biotecnologia continua a se desenvolver, não tenho dúvida de que vocês considerarão essas sugestões com cuidado em suas deliberações, durante esta semana", disse o brasileiro na abertura do evento.
A partir do dia 8, o desafio principal da 11ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP11) será a captação de recursos para a conservação das espécies ainda existentes no mundo.