Desova de tartarugas marinhas fêmeas gigantes é recorde
O número de tartarugas marinhas gigantes fêmeas (Dermochelys coriácea) que desovam nas praias Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga, no município de Linhares, norte do Espírito Santo, é recorde, de acordo com dados do Projeto Tamar.
O levantamento foi feito pela unidade do Tamar, que fica na Reserva Biológica de Comboios, única área regular de desova dessa espécie de tartaruga. Na temporada atual, foram marcadas 27 fêmeas da espécie gigante, 11 a mais do que na última tempprada (2011/2012).
"Há indícios de que os primeiros filhotes desta espécie, protegidos nas temporadas anteriores, já estão voltando para desovar. As fêmeas recém-encontradas são novas e não tinham sido marcadas. Esse número é o recorde dos recordes e estamos falando de uma espécie que está ameaçada de extinção", explica o oceanógrafo do Projeto Tamar na base de Comboios, Henrique Filgueiras. Segundo a International Union for Conservation of Nature (IUCN), que classifica o risco de extinção das espécies, esta é uma das espécies marinhas mais ameaçadas do mundo.