Região Central do RS é atingida por mais de 2.500 raios em 24 horas, aponta observatório local
Observatório também mediu 144 milímetros de chuva e rajadas de vento forte em Santa Maria
A região central do RS registrou 2.543 raios em 24 horas, 144 mm de chuva e ventos de até 58 km/h, segundo monitoramento do observatório de Santa Maria.
A região central do Rio Grande do Sul foi atingida por uma tempestade de grande intensidade no último fim de semana. O observatório espacial Bate-Papo Astronômico, de Santa Maria, registrou 2.543 raios em um período de 24 horas. Os dados foram captados entre sábado, 20, e domingo, 21.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O fenômeno foi monitorado por um sistema de radiofrequência instalado no Santa Maria Tecnoparque, na zona oeste da cidade. O equipamento tem um alcance de aproximadamente 40 quilômetros a partir da estação.
A eficiência do aparelho é estimada entre 70% e 80%, o que indica que a quantidade real de descargas elétricas na atmosfera pode ter sido ainda superior à registrada. A tecnologia funciona por meio de sensores que captam a emissão de ondas de rádio produzidas pelos raios durante as tempestades, permitindo um mapeamento em todas as direções.
Conforme explica o observatório, para garantir a precisão dos dados, o sistema possui um filtro que descarta automaticamente sinais que não são de raios, como interferências de equipamentos elétricos, garantindo que apenas as descargas atmosféricas sejam de fato contabilizadas.
Além da atividade elétrica, a estação meteorológica do Bate-Papo Astronômico documentou outros parâmetros da forte tempestade. No mesmo período de 24 horas, foram acumulados 144 milímetros de chuva. As rajadas de vento chegaram a 58 km/h.
