Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primavera começa com frio e expectativa de La Niña no Rio Grande do Sul

Nos próximos três meses, não estão descartados períodos mais secos e quentes, especialmente no centro-oeste gaúcho

22 set 2025 - 08h01
Compartilhar
Exibir comentários

A primavera tem início nesta segunda-feira (22), às 15h19min, e chega trazendo frio ao Rio Grande do Sul. Apesar do começo gelado, com mínimas abaixo dos 10°C em diversas regiões e até risco de geada, a previsão para a estação indica volumes de chuva e temperaturas dentro da média histórica.

Foto: Joel Vargas/PMPA / Porto Alegre 24 horas

Nos próximos três meses, não estão descartados períodos mais secos e quentes, especialmente no centro-oeste gaúcho. O primeiro dia da estação é marcado pela passagem de uma frente fria que avança desde o fim de semana, concentrando a chuva no norte do estado, enquanto as precipitações mais fortes se mantêm em Santa Catarina e no Paraná.

Na terça-feira (23), a queda de temperatura atinge toda a Região Sul, além do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com possibilidade de geada fraca nos planaltos catarinense e paranaense. Entre terça e quarta, a massa de ar frio deve se deslocar também para outras áreas do Centro-Sul, chegando até o Norte do país, onde o fenômeno recebe o nome de "friagem".

Além das baixas temperaturas, há expectativa em relação à atuação do fenômeno climático La Niña. A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) elevou para 56% a chance de formação do fenômeno ainda na primavera. A La Niña provoca o resfriamento das águas do Pacífico e altera os padrões de pressão e chuva.

Segundo a pesquisadora Anete Fernandes, por enquanto, o cenário segue de neutralidade. Mesmo que a La Niña se confirme nos próximos meses, seus efeitos só devem ser sentidos de forma mais clara no verão.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade