Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prometeu: a árvore de quase 5 mil anos era a mais antiga do mundo - até ser derrubada pelo machado de um cientista

O caso lança luz sobre a complexa relação entre humanos e natureza Para onde nos leva nossa busca pelo conhecimento se a natureza tem que pagar por isso?

9 fev 2026 - 08h17
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A relação entre o homem e a natureza é um dos temas mais antigos e, ao mesmo tempo, mais atuais da filosofia. Somos nós parte da natureza, ou a natureza é algo puramente mecânico e subordinado a nós, por assim dizer, que podemos usar como recurso e ver como mero objeto de pesquisa?

Segundo Hegel e outros grandes pensadores, somos simplesmente a natureza que pensa sobre si mesma. É exatamente aí que reside o nosso maior potencial, mas também nosso maior perigo.

Essa dualidade se reflete no caso de Prometeu. Não o titã mitológico que trouxe o fogo, o conhecimento e a civilização para a humanidade, mas uma árvore de 4.862 anos.

Em 1964, ela foi vítima do então estudante de doutorado de 30 anos, Donald Rusk Currey, em nome da pesquisa.

O nome é mais do que uma mera metáfora. Assim como a figura da mitologia grega, a árvore também representa a aquisição do conhecimento - mas não sem sacrifício. Enquanto o Prometeu mitológico sofre deliberadamente para trazer conhecimento às pessoas, a árvore se tornou involuntariamente o preço do conhecimento científico. Mesmo que tenha sido um descuido, surge a questão de até onde a ciência pode ir, especialmente quando destrói a natureza de forma irrecuperável.

Caso Prometeu

Prometeu era um pinheiro-de-aristas longevo. Nas Montanhas Brancas, na Califórnia, existem vários exemplares com mais de 4 mil anos. Um deles é considerado como tendo quase 5,1 mil anos, mas a amostra de núcleo de perfuração para verificação independente desapareceu. Sem uma ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Medicina tradicional chinesa pode conter o segredo para o fim da queda capilar

Nova pesquisa derruba a ideia de que "toda gordura saturada é ruim" e mostra que queijo curado pode prevenir Alzheimer

Parece mágica, mas é ciência: brasileira de 15 anos inventou sistema que transforma água suja em potável no Sertão sem usar uma gota de cloro

NASA revela como China pode causar desaceleração na rotação da Terra com ação simples

Durante muito tempo, pesquisadores acreditaram que a formação solar levou milhões de anos, mas novos dados mostram que tudo aconteceu rapidamente

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade