Pré-carnaval em São Paulo terá chuva? Confira a previsão do tempo
Foliões podem se deparar com chuva e até com temporais ao longo do fim de semana
Os foliões que forem curtir o pré-carnaval em São Paulo poderão se deparar com pancadas de chuvas pelos blocos. A previsão para este sábado, 7, é de calor e até risco de temporal, segundo previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os eventos que antecedem a festa mais esperada do ano começaram com a estreia de Ivete Sangalo em cima de um trio elétrico, na capital paulista. A baiana abriu o trabalho no Parque Ibirapuera, com o bloco Quem Pede, Pede, e já levou o público à loucura nos primeiros minutos da apresentação.
Segundo a Prefeita da cidade, são esperados 16,5 milhões de foliões ao longo de três fins de semana, com 627 blocos espalhados por diferentes bairros, um número recorde para o município
A manhã foi de sol entre nuvens e nebulosidade pode aumentar no decorrer do dia. A máxima deve chegar a 30°C, com umidade mínima do ar em torno de 45%. A partir do fim da tarde, a previsão é de pancadas de chuva isoladas, algumas com moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento. O acumulado estimado pode chegar a 25 milímetros.
O CGE alerta para o risco de tempestades localizadas, o que pode provocar transtornos pontuais, como alagamentos, enxurradas e quedas de árvores.
Já no domingo, 8, a previsão é de temperaturas mais amenas, entre 20°C e 26°C, com umidade mínima em torno de 60%. No entanto, o clima será instável. Ainda durante a madrugada, é esperado muitas nuvens e até chuva fraca ainda pela manhã.
Entre a tarde e a noite, as pancadas podem ganhar força, com chuvas isoladas de moderada a forte intensidade, além de raios e vento. O acumulado previsto é menor, cerca de 4 milímetros.
A orientação da Defesa Civil do Estado é de que os foliões acompanhem os alertas meteorológicos e evitem regiões alagadas. A atenção deve ser redobrada em caso de chuva forte, especialmente entre a tarde e a noite. Em situações de emergência, o telefone da Defesa Civil é o 199.
**Com informações do Estadão