PUBLICIDADE

'Ovelha mais solitária do Reino Unido' é resgatada após ficar isolada por dois anos

Fiona, como é chamada, estava presa em uma encosta inacessível na Escócia

6 nov 2023 - 18h19
(atualizado às 19h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Ovelha mais solitária da Grã-Bretanha
Ovelha mais solitária da Grã-Bretanha
Foto: Reprodução/BBC News

A "ovelha mais solitária do Reino Unido" foi resgatada após ficar isolada por dois anos em um sopé de penhascos em Balintore, na Escócia. Segundo informações da BBC News, o resgate aconteceu no sábado, 4, por um grupo de agricultores. Agora, ela está sendo tratada em uma fazenda. 

A situação da ovelha chegou aos jornais britânicos no mês passado, após um praticante de caiaque perceber que ela ainda estava presa. A última vez que ela havia sido vista foi em 2021. dois anos desde do último avistamento em 2021. Uma petição online, com mais de 52 mil assinaturas, foi feita no intuito de resgatá-la, mas segundo uma instituição de caridade, qualquer tentativa seria "incrivelmente complexa". 

Mesmo com a dificuldade, um grupo de cinco agricultores conseguiu içá-la por uma encosta íngreme. A missão de resgate foi organizada por Cammy Wilson, uma tosquiadora de ovelhas de Ayrshire, depois de ver a cobertura da mídia sobre a situação da ovelha, juntamente com outras quatro pessoas, os agricultores Graeme Parker, Als Couzens, Ally Williamson e James Parker.

O processo foi  compartilhado no Facebook.

"Viemos aqui com alguns equipamentos pesados e colocamos esta ovelha em uma encosta incrivelmente íngreme", conta.

Dois deles permaneceram no topo para operar um guincho, enquanto outros três desceram 250 metros do penhasco para chegar a Fiona, nome dado a ovelha. Para a surpresa do grupo, a ovelha estava em ótima condição de saúde.

"Ela está em condições incríveis. Ela tem uma pontuação de condição de cerca de 4,5. Ela está gorda demais - foi um trabalho levantá-la até aquela ladeira", informou Cammy. "Ela está indo para um lugar muito especial que muitos de vocês conhecem muito bem, onde poderão vê-la praticamente todos os dias". 

Como a ovelha se perdeu

Cammy Wilson contou em uma entrevista à BBC News que o fazendeiro dono do rebanho do qual a ovelha veio já tinha tentando recuperá-la, mas, em todos os cenários, ele ou os funcionários estariam em perigo.

"Eu simplesmente odiei ver a desinformação online, os comentários de pessoas que não sabem [sobre o assunto] dizendo 'os agricultores não se importam'. As pessoas estavam começando a aparecer em suas terras e isso não era justo", informou Cammy. 

A SPCA escocesa disse que estava ciente de que a ovelha estava presa no fundo do penhasco há algum tempo, mas não conseguiu encontrar uma maneira segura de resgatá-la. Um porta-voz da instituição de caridade se manifestou: "Esta manhã, a SPCA escocesa esteve presente na encosta depois de ser informada de que um grupo de indivíduos com experiência em escalada estava tentando resgatar a ovelha presa, descendo até onde ela estava presa". 

A ovelha mais solitária da Grã-Bretanha chega a um novo lar
A ovelha mais solitária da Grã-Bretanha chega a um novo lar
Foto: Reprodução/BBC News

"A equipe trouxe a ovelha com sucesso e nosso inspetor a examinou. Felizmente, a ovelha está em boas condições físicas, além de precisar ser tosquiada. Ela agora será levada para uma casa especializada na Escócia para descansar e se recuperar", escreveu.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade