Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tufão Kajiki atinge o Vietnã com fortes chuvas e ventos de mais de 130 km/h

Tempestade deixou árvores caídas e destelhou e inundou casas nesta segunda-feira, 25

25 ago 2025 - 09h54
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Tufão Kajiki atinge o Vietnã com ventos de até 133 km/h, causando inundações, cortes de energia e a evacuação de pessoas.
Rua coberta de galhos e folhas de árvores caídas, enquanto o Tufão Kajiki traz ventos fortes e chuva torrencial em 25 de agosto de 2025 em Sanya, província de Hainan, na China.
Rua coberta de galhos e folhas de árvores caídas, enquanto o Tufão Kajiki traz ventos fortes e chuva torrencial em 25 de agosto de 2025 em Sanya, província de Hainan, na China.
Foto: Sun Qing/VCG via Getty Images

Um poderoso tufão atingiu as áreas costeiras do Vietnã na manhã desta segunda-feira, 25. O fenômeno, chamado de Kajiki, trouxe chuvas, derrubou árvores e destelhou e inundou casas.

Às 9h desta segunda (horário local), o tufão estava na costa das províncias de Nghe An e Ha Tinh. A velocidade dos ventos era de até 133 km/h, conforme a agência meteorológica do país.

"É assustador", disse Dang Xuan Phuong, 48 anos, à Reuters. Ele é morador de Cua Lo, uma cidade turística na província de Nghe An diretamente atingida pela tempestade.

"Quando olhei para baixo dos andares mais altos, pude ver ondas de até 2 metros de altura, e a água inundou as estradas ao nosso redor", acrescentou.

Segundo a imprensa local, a energia elétrica em várias áreas da província de Ha Tinh foi cortada.

Antes do início do tufão, o Vietnã já havia fechado aeroportos, escolas e feito evacuações em massa. De acordo com o governo, cerca de 30 mil pessoas foram evacuadas das áreas costeiras. No domingo, o país anunciou planos para retirar mais de meio milhão de pessoas e ordenou que os barcos permanecessem em terra.

Com um extenso litoral voltado para o mar da China Meridional, o Vietnã é propenso a tempestades que geralmente são mortais e provocam inundações e deslizamentos de terra perigosos.

No domingo, 24, o tufão passou pela costa sul da Ilha de Hainan, na China, antes de se mover em direção ao Vietnã. Na manhã desta segunda-feira, a província mais ao sul da China rebaixou seus alertas de tufão e de resposta a emergências, mas alertou sobre fortes chuvas e tempestades isoladas em cidades na parte sul de Hainan. Em Sanya, na China, o tufão deixou algumas árvores de grande porte caídas e ruas cobertas de galhos quebrados. *(Com informações da Reuters).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade