Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mais de 40ºC: Inmet emite alerta de grande perigo de onda de calor; veja qual Estado é afetado

Instituto alerta ainda para os riscos à saúde quando a temperatura máxima se mantém 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias

6 fev 2025 - 10h15
(atualizado às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Onda de calor atinge o RS e temperatura pode passar de 40ºC
Onda de calor atinge o RS e temperatura pode passar de 40ºC
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

A onda de calor que afeta grande parte do Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias deve permanecer, pelo menos, até a noite da próxima segunda-feira, 10, de acordo com um novo alerta vermelho de grande perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nessa quarta-feira, 5. A tendência é que os termômetros ultrapassem os 40°C na região.

"As áreas mais afetadas pelas altas temperaturas são toda a região metropolitana de Porto Alegre, o sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do Estado gaúcho", acrescenta o instituto.

Neste intervalo de tempo, conforme o Inmet, somente na sexta-feira, 7, as temperaturas poderão ficar mais amenas, em torno de 29°C na capital, mas com sensação térmica elevada.

O instituto alerta ainda para os riscos à saúde quando a temperatura máxima se mantém 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.

O Brasil terá cidades inabitáveis devido ao calor?:

Por que faz tanto calor no RS?

"A onda de calor no Rio Grande do Sul tem se acentuado devido à falta de chuvas regulares na parte norte da Argentina e no centro-oeste do Estado gaúcho, elevando a incidência da radiação solar que contribui para a elevação das temperaturas na região", explica o Inmet.

Maior temperatura desde 1910

Na última terça-feira, 4, o município de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, registrou temperatura de 43,8°C, que é a maior temperatura já registrada no Rio Grande do do Sul, desde o início do século XX, e também a maior temperatura no Brasil, até o momento, em 2025, segundo a Climatempo.

Entre o fim de semana e segunda-feira, a máxima deve se manter acima de 40ºC na cidade gaúcha, de acordo com a previsão do Inmet, instituto criado em 18 de novembro de 1909.

Onda de calor faz com que brasileiros deem 'jeitinho' para suportar o clima:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade