PUBLICIDADE

Infestação de mosquitos provoca 'caos' em cidade de SC, que decreta estado de emergência

Crescimento do número de mosquitos 'maruins' fez com que a cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, se mobilizasse contra a infestação

29 mar 2024 - 18h35
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A prefeitura da cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, decretou estado de emergência devido a proliferação descontrolada de um mosquito conhecido como maruim. Moradores têm tido incômodo com a situação, pois o inseto pode provocar reações alérgicas severas e lesões.
Infestação de mosquitos provoca 'caos' e prefeitura decreta estado de emergência em SC
Infestação de mosquitos provoca 'caos' e prefeitura decreta estado de emergência em SC
Foto: Reprodução/NSC

A proliferação descontrolada de uma espécie de mosquito provocou 'caos' e fez com que a cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, decretasse 'estado de emergência'. Os 'maruins', como são conhecidos os insetos, têm atacado, principalmente, crianças, idosos e trabalhadores de áreas rurais. 

Na última quarta-feira, 27, a prefeitura do município catarinense publicou o decreto em que mobiliza ações contra a espécie, do gênero Culicoides, que já configura situação endêmica na região. Moradores têm relatado incômodo com a situação, tanto na área urbana quanto rural

Segundo a administração municipal, as ferroadas do inseto podem provocar reações alérgicas severas e lesões que podem servir como vias de acesso para outros agentes patogênicos, necessitando de atendimento médico. Repelentes e outras estratégias se mostraram ineficazes contra o maruim. 

Os mais afetados são crianças e idosos, que estão praticamente impossibilitados de ficar ao livre, informou a prefeitura. Trabalhadores das áreas rurais também estão entre os mais afetados, o que tem prejudicado a produção agrícola da região. 

O texto permite que autoridades entrem em áreas particulares a fim de buscar e combater focos do maruim. A prefeitura também se isenta de abrir licitação para a aquisição de materiais de combate ao mosquito e resposta às ações de emergência. 

Os maruins são insetos pequenos, de um a quatro milímetros de comprimento, e são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. O nome, em tupi, significa 'mosca pequena'. Crescem em habitats aquáticos ou semi-aquáticos por todo o mundo. 

Sangue, verme, ácida e mais: veja 9 tipos de chuva Sangue, verme, ácida e mais: veja 9 tipos de chuva

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade