Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China anuncia metas climáticas e promete reduzir emissões em até 10% até 2035

Anúncio foi feito nesta quarta-feira, 24, durante evento evento Climate Summit, da ONU, em Nova Iorque

24 set 2025 - 17h38
(atualizado às 20h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Xi Jinping, presidente da China, participou do evento da ONU de forma remota nesta quarta, 24
Xi Jinping, presidente da China, participou do evento da ONU de forma remota nesta quarta, 24
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A China, principal emissora de dióxido de carbono do mundo, anunciou suas metas climáticas para 2035 nesta quarta-feira, 24, no último dia do prazo para a entrega das NDCs (sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas) antes da COP30. Segundo o presidente Xi Jinping, o país se compromete a reduzir as emissões em até 10%.

Segundo o presidente, a redução será de 7% a 10% até 2035 em comparação com seu pico de emissões. Além disso, o consumo de energia não fóssil do país será responsável por mais de 30% do consumo total de energia, disse Xi no  discurso transmitido no evento.

Como parte das metas, ele afirma, ainda, que a China vai se esforçar para que sua capacidade total instalada de geração de energia eólica e solar atinja 3,6 bilhões de quilowatts, mais de seis vezes o nível de 2020.

Há 10 anos, o Acordo de Paris foi firmado internacionalmente com o objetivo de manter o aumento da temperatura média global “bem abaixo de 2 ºC”. Desde então, tem sido cada vez mais enfatizada a necessidade de limitar o aquecimento global a 1,5 ºC até o final deste século, considerando os impactos da crise climática.

No total, 195 partes se comprometeram com o marco durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris, na França, em 2015. Para acompanhar o que está sendo feito, o Acordo de Paris pede para que os países apresentem seus planos nacionais de ação climática, conhecidos como contribuições nacionalmente determinadas (NDCs).

Para que não haja retrocesso, a cada cinco anos é apresentada uma nova rodada de NDC – sendo este ano, o da COP30 no Brasil, um destes marcos. A conferência irá acontecer em Belém em novembro, e as partes têm até esta quarta-feira, 24, para entregarem as novas propostas. 

As entregas, porém, não estão no ritmo que se esperava. Conforme apurado pelo Terra, até a publicação desta matéria, menos de 50 países publicaram suas metas. É importante que as metas sejam entregues para que seja realizada a elaboração do relatório de síntese da COP30.

*Com informações da Reuters

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade