PUBLICIDADE

Califórnia se prepara para mais chuvas fortes e possíveis tornados

A Califórnia tem uma média de 11 tornados por ano, mas eles tendem a ser breves e mais fracos

19 fev 2024 - 18h49
(atualizado às 20h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Um tornado atingiu a Califórnia em março de 2023
Um tornado atingiu a Califórnia em março de 2023
Foto: Mario Tama /GettyImages

A Califórnia estava se preparando para fortes tempestades nesta segunda-feira que, segundo meteorologistas, podem produzir tornados, um fenômeno relativamente raro em um Estado que já passou por outras formas de clima extremo recentemente.

Grande parte da Califórnia está sob risco de enchentes, mas especialistas afirmaram que é improvável que o Estado sofra danos como os causados por um "rio atmosférico" duas semanas atrás. Aquele fenômeno despejou o equivalente a até um ano de precipitação em algumas áreas, derrubou a energia elétrica de quase 1 milhão de consumidores e matou nove pessoas.

O Vale de Sacramento e o corredor agrícola que inclui cidades como Stockton e Modesto poderiam receber tornados nesta segunda-feira, de acordo com meteorologistas. Isso fica ao sul do "vale dos tornados" do Estado, um trecho de 80 kms entre Chico e Marysville, ao norte de Sacramento, que é geralmente mais vulnerável.

A Califórnia tem uma média de 11 tornados por ano, mas eles tendem a ser breves e mais fracos em comparação com os terríveis tornados que devastam cidades no Centro-Oeste ou no Sudeste, disse Kate Forrest, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia de Sacramento.

Fenômenos naturais que mostram o quão impressionante é a natureza Fenômenos naturais que mostram o quão impressionante é a natureza

A chance de um tornado em qualquer raio de 40 kms da zona de perigo variava entre 2% e 5%, embora a probabilidade acumulativa fosse maior, afirmou Daniel Swain, meteorologista da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

"Não estamos esperando um fenômeno do nível das Grandes Planícies, de maneira alguma, mas pode ser um evento significativo para os padrões da Califórnia", disse Swain, aos espectadores em seu canal de YouTube no último domingo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade