PUBLICIDADE

‘Tornados’ de mosquitos causam pânico em moradores de cidade da Índia

Chuva de insetos assustou residentes de Pune; animais se desenvolvem em água de esgoto

16 fev 2024 - 13h34
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Enxames de insetos invadiram a cidade de Pune, na Índia, devido ao esgoto não tratado. O professor aposentado Dr. Hemant Ghate explicou que a espécie Chironomidae se alimenta de matéria orgânica encontrada nas águas.
'Tornados' de mosquitos causam pânico em moradores de cidade da Índia:

Moradores de Pune, na Índia, ficaram apavorados com o volume de mosquitos que invadiram a cidade na última semana. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram pequenos 'tornados' de insetos nas áreas de Keshavnagar e Kharadi Gavthan. 

Apesar de causar espanto, especialistas disseram ao The Indian Express que o fenômeno não é incomum. A ocorrência deles na região, inclusive, é decorrente do esgoto não tratado. Os bichos são insetos pertencentes à família da espécie Chironomidae. 

"Suas larvas são como larvas de mosquito, mas vermelhas devido à hemoglobina no sangue. Esses insetos são abundantes em águas poluídas com matéria orgânica e estão presentes em todo o rio Mula-Mutha", explicou o professor aposentado de zoologia Dr. Hemant Ghate. 

Enxame de insetos chamou atenção de moradores na Índia
Enxame de insetos chamou atenção de moradores na Índia
Foto: Reprodução/X

Essa espécie evolui da pupa (estágio entre a larva e o adulto) para adultos em temperaturas quentes. Por isso, esses indivíduos emergem em grande volume, formando assim, vários enxames. 

"À medida que um grande número de adultos voa acima da água, os seus enxames balançam ao vento, parecendo ondas. Num dia calmo e sem vento, os enxames aparecem como uma nuvem de fumaça vinda de árvores ou prédios próximos ao rio", relatou. 

A matéria orgânica encontrada nos esgotos serve de alimento para as larvas, e, já adultos, morrem cedo, logo após botar os ovos na água. A espécie não pica, segundo o especialista.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade