Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em crise climática, Maldivas recebe 1 milhão de garrafas de água da China

O Ministério das Relações Exteriores das Maldivas informou que a água foi um presente

30 mar 2024 - 16h46
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Conhecida por suas praias de areia branca e pelo turismo de luxo, as Maldivas ocupam uma posição estratégica nas rotas comerciais leste-oeste.
Conhecida por suas praias de areia branca e pelo turismo de luxo, as Maldivas ocupam uma posição estratégica nas rotas comerciais leste-oeste.
Foto: Anantara/Divulgação

A China enviou mais de 1 milhão de garrafas de água de geleiras tibetanas para as Maldivas. O País sofre com as mudanças climáticas e está cada vez mais dependente das usinas de dessalinização.

O Ministério das Relações Exteriores das Maldivas informou que a água foi um presente de Yan Jinhai, presidente da Região Autônoma de Xizang, ou Tibete, que fica a 3.385 quilômetros de distância, em uma das cadeias montanhosas mais altas do mundo.

A água mineral, transportada em 90 contêineres, chegou na semana passada ao país insular e foi descarregada na capital, Malé, segundo a autoridade portuária.

"O presidente da Região Autônoma de Xizang anunciou o desejo de doar 1.500 toneladas de água potável (...) durante a visita oficial ao país em novembro", afirmou o ministério das Maldivas em um comunicado.

A pasta das Relações Exteriores rebateu as versões que circulam nas redes sociais de que a água teria sido enviada para o consumo do presidente Mohamed Muizzu, que chegou ao poder no ano passado com uma plataforma pró-China e anti-Índia.

"O governo das Maldivas decidiu utilizar a água para dar assistência às ilhas em caso de escassez de água", afirmou o ministério.

Nível do mar

O arquipélago do Oceano Índico está na linha de frente das mudanças climáticas. Com o aumento do nível, o mar invade seu território e afeta as fontes de água potável.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU alertou em 2017 que, se o nível do mar aumentasse entre 18 e 59 centímetros, as Maldivas seriam praticamente inabitáveis no final do século.

Conhecida por suas praias de areia branca e pelo turismo de luxo, as Maldivas ocupam uma posição estratégica nas rotas comerciais leste-oeste. 

*Com informações de agências internacionais e AFP

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade