PUBLICIDADE

Filhos únicos e mimados: veja curiosidades sobre o nascimento dos golfinhos

Vídeo que mostra o nascimento de um golfinho em um santuário no Havaí viralizou nas redes sociais

30 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um vídeo que mostra o nascimento de um golfinho no Havaí viralizou nas redes sociais, revelando o instinto proeminente e o esforço da 'mamãe golfinho' em amparar o filhote recém-nascido.
Vídeo mostra nascimento de golfinho no Havaí e cena viraliza:

Um vídeo que mostra o nascimento de um golfinho no Havaí, nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais e 'atiçou' a curiosidade dos internautas, admirados pela agilidade e instintos do filhote. Também chamou atenção o esforço da 'mamãe golfinho' e a maneira como ampara o filhote em seus primeiros nados. 

O registro aconteceu em 2012, em um santuário de golfinhos no arquipélago norte-americano, e tem mais de 24 milhões de visualizações e milhares de interações nas redes sociais. "Imagine se os bebês humanos começassem a correr e rir logo após o parto", brincou uma internauta. 

De acordo com a equipe do santuário, os primeiros 50 dias de vida de um golfinho são os mais críticos. No caso dos que nascem em cativeiro, é necessário o monitoramento intenso de biólogos desde o começo da gravidez até o desenvolvimento pleno do filhote. 

Veja curiosidades sobre o nascimento dos golfinhos
Veja curiosidades sobre o nascimento dos golfinhos
Foto: Jeff Greenberg/Getty Images

A seguir, 'mergulhe' nas curiosidades sobre o nascimento dos golfinhos destacadas pelo Terra:

Gravidez prolongada 

De acordo com a ONG Conservação pelas Baleias e Golfinhos (WDC, sigla em inglês), instituição ambiental do Reino Unido, a gravidez dos golfinhos varia entre 10 meses e 18 meses, a depender da espécie. Enquanto as toninhas têm uma gestação mais rápida, as orcas, por exemplo, podem levar um ano e meio para dar à luz aos filhotes. 

Filho único 

Diferente de outros mamíferos, os golfinhos costumam dar à luz a apenas um filhote que, por sua vez, nasce sempre a partir da cauda para evitar afogamentos. Fêmeas podem gerar novos filhotes, em média, entre um a seis anos, dependendo da espécie. 

Veja curiosidades sobre o nascimento de golfinhos
Veja curiosidades sobre o nascimento de golfinhos
Foto: Jorge Sanz/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

Crianças 'mimadas'

As 'mamães' golfinho costumam se certificar de que seus filhotes estejam prontos para a vida adulta até que eles alcancem a maturidade plena, o que pode ocorrer entre 5 a 10 anos. Nesse período, os bebês estão sempre acompanhados e aprendem a caçar, a evitar perigos, a se localizar e até a interagir com outros golfinhos. 

Como todos os mamíferos, os golfinhos também dependem da amamentação para seu desenvolvimento por até três anos. A partir de um ano de idade, os filhotes passam a caçar mais e ficam cada vez menos dependentes do leite materno. 

Caçada 'lúdica'

E por falar em caçada, para os filhotes, o hábito de predar peixes menores começa como uma brincadeira. A partir dos 4 meses, os pequenos começam a praticar uma técnica conhecida pelos especialistas como 'lanchar', em que nadam rapidamente com a barriga para cima e seguram as presas entre o ar e a superfície do oceano. 

De 13 dias a 17 meses: veja as curiosidades sobre as gestações no mundo animal De 13 dias a 17 meses: veja as curiosidades sobre as gestações no mundo animal

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade