Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo quer acelerar marco legal de eólicas offshore

Capacidade energética do Brasil pode quase quadruplicar

12 set 2023 - 13h56
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (12) que o governo quer acelerar a aprovação pelo Congresso de um marco legal para as usinas eólicas offshore na costa brasileira.

Segundo relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a exploração de energia a partir dos ventos em alto mar pode quase quadruplicar a capacidade energética do Brasil, que tenta se colocar como líder mundial na transição ecológica.

"Tenho atuado diretamente na articulação junto ao Congresso Nacional para avançarmos nas tratativas para a instituição de um marco legal para as eólicas offshore", disse Silveira durante a feira Brazil Wind Power, em São Paulo. O objetivo do governo seria aprovar o arcabouço até dezembro.

"Temos que urgentemente derrubar barreiras ao desenvolvimento dessa nova fronteira das energias renováveis no Brasil, trazendo segurança jurídica para o processo de cessão de áreas e avanço dos estudos e projetos", acrescentou o ministro.

Segundo Silveira, o país já conta com quase 80 projetos eólicos offshore em processo de licenciamento ambiental.

"Queremos que o potencial brasileiro de 200 GW em eólicas offshore produza energia limpa para o mundo, nos ajudando a transformar o Brasil", finalizou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade