Lula envia equipe federal às vítimas de tornado no Paraná
Fenômeno com ventos de até 250 km/h devastou Rio Bonito do Iguaçu
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade às vítimas do tornado que atingiu o Paraná e anunciou o envio de uma equipe do governo federal para auxiliar nas ações de socorro. O fenômeno, que atingiu a região na sexta-feira, 7, devastou principalmente o município de Rio Bonito do Iguaçu, onde ventos de até 250 km/h causaram destruição generalizada.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas", escreveu Lula em suas redes sociais.
O presidente informou que uma comitiva federal, liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, foi enviada à região. O grupo inclui representantes dos ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional. Técnicos da Defesa Civil Nacional, especializados em ajuda humanitária e reconstrução, também estão a caminho, assim como profissionais da Força Nacional do SUS, que devem reforçar o atendimento à população e o apoio às equipes locais.
"Seguiremos apoiando a população paranaense. E prestando todo o auxílio que for necessário", afirmou Lula.
Neste sábado, 8, o governo federal reconheceu oficialmente a situação de calamidade pública na cidade. Com o reconhecimento, o município poderá solicitar recursos federais para ações emergenciais, como a compra e distribuição de medicamentos, colchões, cobertores e água potável, além de medidas de limpeza e desobstrução de vias.
O governo estadual informou que mais de 400 pessoas precisaram de atendimento médico ou foram resgatadas pelos bombeiros. Até o momento, seis mortes foram confirmadas.
-r1l45x18h6ig.jpg)

