Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futuro Vivo

Oferecimento Logo do patrocinador

Longe da TV há quatro anos, Denise Fraga diz que se encontrou no teatro: 'Dá voz para as angústias'

Atriz, que comanda websérie da Vivo com reflexão sobre o uso de telas, também falou sobre seu novo filme, sobre eutanásia

22 ago 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Denise Fraga participou do quarto episódio do podcast Futuro Vivo, já disponível nas plataformas de áudio e vídeo
Victor Cremasco e Denise Fraga durante o quarto episódio do podcast Futuro Vivo
Victor Cremasco e Denise Fraga durante o quarto episódio do podcast Futuro Vivo
Foto: Divulgação/Futuro Vivo

O rosto de Denise Fraga é bastante conhecido pelos espectadores da TV aberta. Na Globo, a artista estrelou papéis de destaque e o icônico programa Retrato Falado, que foi ao ar em 2000. Seu último 'sim' para as novelas veio em 2021, como Júlia de Um Lugar ao Sol. Desde então, ela está há quatro anos longe da televisão, com tempo para se dedicar ao seu maior amor: o teatro. Ao podcast Futuro Vivo, a atriz contou como descobriu a vocação e explicou a preferência pelo tablado. 

Quem viu Denise Fraga, de 60 anos, brilhando nas telas, não imagina que a artista já foi uma pessoa tímida. Por esse motivo, ela nunca pensou na atuação como primeira opção de carreira. Ainda adolescente, a carioca do Lins de Vasconcelos, na Zona Norte da cidade, decidiu que cursaria comunicação visual. 

Só tinha um problema: a graduação só começaria em agosto. Para 'matar' o tempo, Denise se empenhou em cursos livres, até que recebeu um convite. "Comecei a fazer um monte de cursos e um amigo me chamou para um de teatro. Eu achava que era impossível uma menina do subúrbio, de Lins de Vasconcelos, virar atriz. Mas fui”, relembra. 

A decisão não poderia ser mais acertada. "Descobri a coisa que eu mais gostava de fazer na vida. Quando eu subia no palco, era diferente para mim. Eu tinha uma voz, um lugar que me escondia, porque não era mais eu, talvez", explica.

Denise Fraga Vivo
Denise Fraga Vivo
Foto: Divulgação Vivo / Estadão

A atuação foi tão transformadora em sua vida que melhorou a relação com as pessoas ao seu redor. "Achei um lugar de conforto no palco, mesmo sendo muito tímida. Aprendi a falar e gosto de uma conversa porque minha profissão me deu isso. Foi algo que foi crescendo. Quando eu vi que isso podia virar minha profissão e eu podia pagar minhas contas com isso, nossa! É quase uma receita de felicidade", celebra. 

Do teatro, Denise enveredou para a televisão. Sua estreia na Globo foi em 1987, na novela Bambolê. Desde então, ela integrou elencos de folhetins que viriam a se tornar clássicos da teledramaturgia, como O Primo Basílio, Barriga de Aluguel e Éramos Seis.  

Seu papel de mais destaque, no entanto, foi na comédia. O quadro Retrato Falado, exibido pelo Fantástico, contava a história de pessoas reais sob comando da atriz. O programa foi ao ar entre 2000 e 2007. Mesmo com o sucesso, Denise não se sentia completa profissionalmente. 

“Você pode se distanciar do seu coração, da sua essência, em algum momento. Em uma hora eu estava bem, fazendo sucesso, mas me perguntei ‘o que está faltando?’ e era o teatro. Precisava fazer uma peça que me trouxesse para isso novamente. Fiquei sete anos sem fazer por causa dos filhos pequenos e das gravações do ‘Retrato Falado’ na televisão", conta. 

Denise Fraga
Denise Fraga
Foto: Globo/ Fábio Rocha

A volta ao tablado aconteceu em 2009, com a peça A Alma Boa de Setsuan, de Bertolt Brecht. "Quando li 'Alma Boa', pensei que precisava contar essa fofoca, no sentido de: olha o que esse cara falou há quase cem anos, como ele dá voz para a tua angústia. Uma das grandes funções do teatro é dar palavras para a nossa angústia”, relembra. 

Mesmo em montagens mais dramáticas, Denise inclui a comédia como estratégia de conexão com o público. "Eu confio no humor. Qualquer ideia pode ser passada através do humor, ele abre o pensamento. Ninguém ri daquilo que não entende”, opina.

'A Vida Convida'

Denise é uma das cocriadoras da websérie 'A Vida Convida', um projeto audiovisual em parceria com a Vivo em que a atriz sai às ruas do Brasil para convidar as pessoas a resgatarem as experiências humanas e diminuírem o tempo de tela.

Em 2023, Denise já havia estrelado a campanha 'Tem tempo pra tudo', também da Vivo, em um chamamento ao equilíbrio no uso da tecnologia e à reflexão sobre a relação das pessoas com o tempo.

Atriz estrela filme sobre eutanásia

Denise Fraga
Denise Fraga
Foto: Reprodução/ Instagram: @denisefragaoficial

Atualmente, ela está em cartaz com a peça Eu de Você, mas também se prepara para estrear o filme Sonhar Com Leões no cinema. Na trama, a atriz interpreta Gilda, uma mulher que opta pela eutanásia após ser diagnosticada com um câncer terminal. 

"É um dos personagens mais incríveis que fiz. Para a questão da eutanásia, fui ler coisas. O quanto aquele personagem te faz conectar com a sua própria vida? Na época, minha mãe teve uma decadência física e foi indo. Perdi ela neste ano. Ela falava muito em eutanásia e achava que as pessoas tinham o direito de morrer na hora que quisessem. Não que eu ache fácil, é um assunto complexo mesmo. Mas eu vivia junto", revela. 

O longa-metragem dirigido por Paolo Marinou-Blanco tem estreia prevista no Brasil para 11 de setembro.

Encontro Futuro Vivo

Denise Fraga é uma das convidadas do Encontro Futuro Vivo, evento que reunirá nomes como Ailton Krenak, Gilberto Gil, Carlos Nobre, Gabor Maté e Johan Rockström para refletir sobre o futuro da vida no planeta. O Encontro acontece no dia 26 de agosto no Teatro Vivo, com transmissão do Terra. 

Acesse encontrofuturovivo.com.br e inscreva-se.

Fonte: Futuro Vivo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade