Ex de Ronaldo aposta em protagonismo feminino no combate à crise climática
Bia Antony crê que a mudança que a agenda ESG exige só é possível se as pessoas estiverem mais conscientes de seus lugares na sociedade
A ativista Bia Antony, de 40 anos, aposta no protagonismo feminino no combate à crise climática. A ex-esposa de Ronaldo Fenômeno abriu mais uma turma do curso 'ESG de dentro para fora', projeto que propõe um mergulho na agenda ambiental atual.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Esta será a 3ª edição do curso, que terá participação de mulheres de destaque na agenda ESG, como Bela Gil, Watatakalu Yawalapiti e Isabella Santos, entre outros nomes. De acordo com apuração do Terra, os valores dos ingressos variam de R$ 1.250 a R$ 1.350.
Bia Antony também oferece bolsas integrais a pessoas não brancas ou em situação de vulnerabilidade social que desejarem fazer o curso. As regras estão no site oficial do programa.
Ao todo, estão previstos oito encontros em um mês, para conversas e debates sobre as estruturas sociais e culturais que impedem o avanço para uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.
"Acredito que a mudança que a agenda ESG propõe só será possível se for de dentro pra fora, com pessoas mais conscientes de seus lugares sociais, da cultura que reproduzem e mais conectados à natureza. E é o que vamos começar a construir juntas e juntos", diz ela, nas redes sociais.
Quem é Bia Antony
Bia Antony é uma articuladora e ativista. Natural de Brasília, ela chegou a cursar engenharia, mas trancou a faculdade em 2004 para morar na Inglaterra com seu namorado da época, Nelsinho Piquet. Posteriormente, ela voltou ao Brasil e concluiu os estudos.
Ela se tornou mundialmente conhecida em 2007 ao assumir o namoro com Ronaldo Fenômeno. Os dois se casaram no mesmo ano e foram morar em São Paulo. Em 2012, oficializaram o divórcio. Juntos, eles têm duas filhas, Maria Sophia, 16, e Maria Alice, 14.
No começo de 2013, ela teve seu nome ligado ao bancário paulista Marcelo Ciampolini, mas negou o romance.
"Eu estou feliz, mas solteira e aproveitando. Estou contente também pelo Ronaldo [que na época assumiu romance com Paula Morais, prima de Cleo Pires]", disse ela na ocasião.
Em 2015, ela começou o que chamou de processo de descolonização e letramento racial. Desde então, estuda sustentabilidade e atua para alcançar um mundo que respeite a natureza.