Descobriram um "iceberg" de gordura no esgoto de Londres - e ele pesa 100 toneladas
Massa de gordura equivale ao peso de 11 ônibus de dois andares e serve de alerta sobre o descarte incorreto de óleo e lixo
Já se perguntou o que acontece quando se despeja óleo pela pia? Foi isso que aconteceu no Reino Unido: uma gigantesca massa de gordura foi encontrada nos túneis de esgoto de Londres. A estimativa é de que o "iceberg" pese cerca de 100 toneladas - o equivalente ao peso de 15 elefantes adultos. O acúmulo de gordura foi encontrado no subsolo do distrito de Whitechapel, medindo aproximadamente 100 metros de comprimento.
"Lembrete de que o que desce pelo cano não desaparece"
A massa encontrada é um acúmulo solidificado de gordura, óleo e graxa despejados pelos encanamentos da cidade. Ela foi denominada de "fatberg", uma combinação dos nomes "fat" (gordura em inglês) e "iceberg".
A empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Londres, Thames Water, apontou que a extração do fatberg poderia demorar semanas - em decorrência do seu peso e tamanho.
A declaração oficial é que o fatberg deve servir de "lembrete de que o que desce pelo cano não desaparece". A companhia ainda pede que as pessoas pensem no que irão despejar nas pias e vasos sanitários.
Este não é o primeiro fatberg escontrado nos esgotos de Londres
O novo iceberg de gordura foi apelidado de "neto". Em 2017, um fatberg ainda maior foi encontrado no esgoto de Whitechapel. Ele pesava 130 toneladas e tinha mais de 250 metros de comprimento.
A massa de gordura foi uma das maiores já encontradas na capital britânica, e virou peça de exposição no Museu de Londres, atraindo diversos visitantes.
A empresa de água ...
Matérias relacionadas
Poucas pessoas sabem: colocar uma esponja úmida no micro-ondas é uma das melhores dicas de limpeza
Fim de uma era: a China resolve acabar com a "diplomacia do panda" e recolhe os animais