PUBLICIDADE

Camada de Ozônio: qual sua importância e função para o planeta?

Entenda a relevância da camada de ozônio para a proteção do planeta e saiba por que ela é fundamental para a vida na Terra

15 set 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Camada de Ozônio funciona como uma espécie de escudo protetor contra os raios ultravioletas (UV) emitidos pelo Sol
Camada de Ozônio funciona como uma espécie de escudo protetor contra os raios ultravioletas (UV) emitidos pelo Sol
Foto: Getty Images

Em 16 de setembro é comemorado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) por marcar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal, firmado em 1987 com o objetivo de proteger a Ozonosfera --região da estratosfera terrestre que concentra altas quantidades de ozônio.

A camada de ozônio protege os seres humanos, animais e plantas dos raios ultravioleta (UV) emitidos pelo Sol, atuando como uma espécie de escudo protetor. Para ajudar a compreender a importância da preservação Ozonosfera, o Terra preparou o resumo abaixo. Confira!

O que é a camada de ozônio? 

A atmosfera terrestre é composta por diferentes camadas de gases. A área chamada de estratosfera fica a cerca de 10 a 50 quilômetros da superfície da Terra. Nela, é possível encontrar uma alta concentração de moléculas de ozônio (O3). 

Qual a importância da camada de ozônio? 

As moléculas de O3 absorvem a maior parte da radiação ultravioleta (UV) do Sol. Essa radiação pode causar efeitos nocivos nos seres humanos como aumento do risco de câncer de pele, além de afetar o ecossistema terrestre e marinho, reduzindo a fecundidade, sobrevivência e até mesmo as funções vitais de diversos organismos vivos. 

Existe um buraco na camada de ozônio?

Os buracos na Ozonosfera são, na verdade, regiões específicas onde há diminuição significativa de ozônio, abaixo de 50%.  A Antártida é uma das regiões mais afetadas pela diminuição de O3, o que promove também o derretimento das geleiras. A descoberta de um buraco na camada de ozônio foi anunciada pela primeira vez em 1985, por três cientistas do British Antarctic Survey.

O que causa a destruição da camada de ozônio?

Os gases clorofluorcarbonos (CFC) são os principais responsáveis pela redução de ozônio. Esses gases estão presentes em aerossóis, refrigeradores, materiais plásticos e solventes. Quando os gases CFC alcançam a estratosfera, há uma reação química: os átomos de cloro reagem com as moléculas de ozônio e causam a destruição da mesma, já que um átomo de cloro pode destruir até cem mil moléculas de ozônio.

Qual é a atual situação da camada de ozônio?

Graças a medidas ambientais adotadas pelas nações de todo o mundo, após o Protocolo de Montreal, o buraco na camada de ozônio vem encolhendo. Especialistas apoiados pela ONU afirmam que é possível restaurar a Ozonosfera em até quatro décadas. 

* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade