PUBLICIDADE

Jovens de reserva extrativista conectam o mundo à floresta amazônica

Moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, integram projeto organizado por Ângela Mendes

13 set 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre
Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre
Foto: Adrielle Farias/Terra

Para os jovens que moram na Reserva Extrativista Chico Mendes, localizada a 20 quilômetros da cidade de Xapuri, no interior do Acre, o acesso à internet nem sempre foi algo possível. O que para moradores da capital é bastante comum, para Wendel Araújo, 28 anos, essa é uma novidade para os jovens do território.

Ele é um dos sete participantes do projeto 'Conecta Resex', criado pelo Comitê Chico Mendes com o objetivo de capacitar em comunicação digital os jovens moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes.

"O acesso à internet está melhorando e dando oportunidade para os jovens continuarem os estudos. Logo mais, podem até fazer educação à distância. Eles não precisam mais sair da reserva para poderem garantir um ensino de qualidade", celebra Wendel.

Wendel Araújo é um dos integrantes do projeto ‘Conecta Resex’
Wendel Araújo é um dos integrantes do projeto ‘Conecta Resex’
Foto: Henrique Almeida/Divulgação

Neto de extrativista, ele conta que o convite para participar do projeto veio por meio do próprio comitê. Apesar de recente, ele já tem visto melhoras nas redes sociais da Associação de Moradores e Produtores da Resex Extrativista Chico Mendes (Amopreab). Entre os acessos disponíveis para os moradores da Resex está a internet via satélite da Starlink, criada pelo bilionário Elon Musk.

"Consegui melhorar as redes sociais da associação que eu trabalho dentro da Resex, produzir conteúdos e escrever textos. Tenho certeza que o projeto é muito útil, porque já estou colocando em prática o que eu aprendi", acrescenta.

Jovens se reuniram na cidade de Brasiléia durante um fim de semana para realizar o treinamento do ‘Conecta Resex’
Jovens se reuniram na cidade de Brasiléia durante um fim de semana para realizar o treinamento do ‘Conecta Resex’
Foto: Henrique Almeida/Divulgação

Já Elen Souza, 29 anos, que mora na Resex há sete anos com o marido. Ela é casada com o filho do seringueiro Anacleto Maciel, uma das lideranças responsáveis pela criação da Resex Chico Mendes. 

Ela avalia que o projeto 'Conecta Resex' é uma forma de tornar a reserva extrativista mais conhecida mundo afora.

"Aprendi que temos que saber o que comunicar, como as pautas quentes, que precisam ser postadas logo para ter uma boa visibilidade", destaca a estudante, que resume o desejo de todos na Resex: "Quem mora na Resex, quer manter ela em pé".

Quais países mais contribuem com o Fundo Amazônia? Quais países mais contribuem com o Fundo Amazônia?

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade