Após onda de calor no Sul, tempestade pode derrubar temperaturas; veja a previsão
Previsão é de tempestades em várias partes do Brasil, e queda de temperaturas no Sul
Uma forte tempestade está a caminho da região Sul do Brasil e deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas em pelo menos três estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, para este domingo, 9, dois alertas de queda nas temperaturas, além de dois avisos de tempestades e outros quatro alertas para chuvas intensas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os alertas emitidos pelo Inmet alertam sobre condições meteorológicas que podem apresentar riscos, por isso, é importante seguir as orientações das autoridades para prevenir incidentes.
Confira os alertas do Inmet para este domingo
- Alerta laranja – "Perigo" para queda de temperatura
Indica risco à saúde com diminuição da temperatura superior a 5°C.
- Alerta amarelo – "Perigo potencial" para queda de temperatura
Aponta um risco leve à saúde, com redução da temperatura entre 3°C e 5°C.
- Alerta laranja – "Perigo" para chuvas intensas
Prevê precipitação entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos fortes de 60 a 100 km/h. Há possibilidade de cortes no fornecimento de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
- Alerta amarelo – "Perigo potencial" para chuvas intensas
Prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com rajadas de vento que podem alcançar 60 km/h. O risco de cortes de energia, quedas de galhos, enchentes e raios é considerado baixo.
- Alerta amarelo – "Perigo potencial" para tempestades
Indica precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. O risco de danos causados por quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.
Previsão do tempo em todo o Brasil
Região Sul
Após um período de calor intenso, as temperaturas na região Sul devem cair ao longo do final de semana. O Inmet emitiu dois avisos para declínio térmico entre o Rio Grande do Sul e o Paraná.
A cidade de Curitiba será a capital mais fria do país nos próximos dias, com termômetros oscilando entre 18°C e 29°C. Em Porto Alegre, o tempo será predominantemente nublado, e as temperaturas podem alcançar os 30°C. Florianópolis, por sua vez, terá um clima mais estável, com variação térmica entre 23°C e 30°C.
Região Sudeste
O calor continuará predominando no estado de São Paulo devido a massas de ar quente vindas do Sul, mantendo o tempo seco em toda a região. Já no Rio de Janeiro, apesar da presença de muitas nuvens e possibilidade de chuvas ocasionais, os termômetros seguirão elevados durante o domingo, podendo atingir 35°C na capital.
No Espírito Santo, o céu permanecerá nublado, com chance de chuvas fracas e isoladas. Por outro lado, as temperaturas não devem subir tanto, ficando entre 23°C e 30°C. Em Minas Gerais, o tempo permanecerá estável, com clima ameno, e Belo Horizonte dificilmente registrará temperaturas acima de 30°C.
Região Nordeste
Após dias marcados por instabilidade, o estado da Bahia terá um final de semana seco, sem previsão de chuva. Em Salvador, as temperaturas oscilam entre 24°C e 31°C, o mesmo acontece em Sergipe e Alagoas.
No restante do Nordeste, no entanto, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas. O destaque fica para o Ceará, onde cerca de 100 municípios, incluindo Fortaleza, podem enfrentar chuvas intensas.
Regiões Norte e Centro-Oeste
O Inmet emitiu dois alertas para chuvas fortes nas regiões Norte e Centro-Oeste. Em Goiânia e Brasília, o céu terá poucas nuvens, e as temperaturas devem variar entre 22°C e 30°C. No restante do Centro-Oeste, a previsão indica chuvas significativas, especialmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde podem ocorrer temporais acompanhados de rajadas de vento.
Já na região Norte, estados como Amazonas, Pará e Acre devem enfrentar volumes expressivos de chuva, com risco de alagamentos em algumas áreas urbanas.