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Porsche anuncia retorno ao WEC e às 24 Horas de Le Mans

Porsche voltará à classe superior das corridas de resistência na categoria Hypercar com um modelo LMDh

16 dez 2020 - 12h15
(atualizado em 17/12/2020 às 08h54)
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Sketch do futuro Porsche LMDh que disputará a categoria Hypercar do WEC.
Sketch do futuro Porsche LMDh que disputará a categoria Hypercar do WEC.
Foto: Porsche / Divulgação

A nova categoria Hypercar do WEC acaba de conquistar mais um participante de peso. A Porsche anunciou nesta quarta-feira (16) que voltará à classe superior das corridas de resistência em 2023. Preparada para entrar nos campeonatos FIA WEC e no IMSA SportsCar, o fabricante alemão lutará pelas vitórias nas maiores corridas de resistência do mundo, incluindo as 24 Horas de Le Mans, as 1000 Milhas de Sebring e as 24 Horas de Daytona. 

Seguindo o caminho já anunciado pela Peugeot Sport e pela Audi, a Porsche anunciou um retorno às corridas de carros esportivos de alto nível com seu próprio LMDh challenger. A sigla LMDh faz referência a carros híbridos que podem correr em Le Mans e Daytona. A Porsche e a Audi são empresas do Grupo Volkswagen. A entrada da Porsche torna a categoria Hypercar uma forte concorrente à Fórmula 1 no que diz respeito ao investimento das marcas de automóveis.

Entre 2014 e 2017, a Porsche brilhou muito nas corridas de endurance com o modelo 919 Hybrid. No WEC, o protótipo da classe LMP1 alcançou um “hat-trick” conquistando os títulos dos campeonatos de fabricantes e de pilotos em 2015, 2016 e 2017, bem como vencendo em Le Mans por três anos consecutivos. Isso tudo aconteceu ao lado do programa GTE Pro extremamente bem-sucedido da Porsche, que conquistou o título do Campeonato Mundial de GT e a vitória nas 24 Horas de Le Mans na “super temporada” 2018-2019.

Sketch do futuro Porsche LMDh que disputará a categoria Hypercar do WEC.
Sketch do futuro Porsche LMDh que disputará a categoria Hypercar do WEC.
Foto: Porsche / Divulgação

“A nova categoria LMDh nos permite lutar por vitórias gerais com um sistema híbrido nos clássicos de Le Mans, Daytona e Sebring, sem quebrar o banco”, disse Oliver Blume, CEO da Porsche, referindo-se a custos. “O projeto é extremamente atraente para a Porsche. A corrida de resistência faz parte do DNA da nossa marca.”

Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport, destacou: “Detemos um recorde com as nossas 19 vitórias absolutas nas 24 Horas de Le Mans e subimos ao pódio várias vezes nas principais corridas nos EUA”. Segundo ele, a Porsche vai seguir esta tradição com um carro LMDh (Le Mans Daytona híbrido), que oferece custos razoáveis para a empresa.

“Tem havido grande interesse de outros fabricantes. Espero que possamos continuar de onde paramos, com os famosos confrontos contra muitas outras marcas nos anos 80 e 90. Isso daria um grande impulso a todo o cenário do automobilismo”, disse Fritz Enzinger.

Outro que comemorou a volta da Porsche às corridas de endurance foi Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest: “Este anúncio ansiosamente aguardado é uma excelente notícia para as corridas de resistência. Ao confirmar seu compromisso com o Hypercar, a nova classe top de Endurance, a Porsche retornará a Le Mans para enfrentar outros grandes fabricantes nas 24 Horas. Esses anúncios recentes provam que nossos regulamentos, impulsionados por um acordo histórico com os EUA, são uma proposta atraente.”

Sketch do futuro Porsche LMDh que disputará a categoria Hypercar do WEC.
Sketch do futuro Porsche LMDh que disputará a categoria Hypercar do WEC.
Foto: Porsche / Divulgação

A notícia da volta da Porsche repercutiu também na Federação Internacional de Automobilismo. Segundo o presidente da Comissão da Resistência da FIA,Richard Mille, “quando a ideia de renovar a classe superior do Campeonato Mundial de Resistência da FIA foi discutida pela primeira vez, o objetivo era atrair fabricantes renomados para lutar por vitórias gerais em corridas de resistência ao redor do mundo e em Le Mans”.

A confirmação de marcas como Porsche, Audi e Peugeot mostra que a ideia deu certo. “Agora podemos ver isso acontecendo e ter os conjuntos de regras do Hypercar de Le Mans e LMDh dá aos fabricantes o luxo de escolher um conceito que melhor se encaixa em sua filosofia”, comentou Mille. “O futuro das corridas de resistência realmente parece muito promissor."

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