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Magnussen, sobre mudanças na pista da Austrália de F1: “Exagero”

Kevin Magnussen, da Haas, teme que alterações na pista de Melboune tornem ultrapassagens fáceis demais

7 abr 2022 - 13h34
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Kevin Magnussen falou sobre as mudanças no circuito de Albert Park
Kevin Magnussen falou sobre as mudanças no circuito de Albert Park
Foto: Haas / Twitter

Depois de dois anos de ausência, a Austrália volta a receber a Fórmula 1. O tempo longe serviu para que o circuito de Albert Park, em Melbourne, passasse por algumas reformas. Além do novo asfalto, diversas curvas foram remodeladas para tornar o traçado mais veloz e propiciar mais ultrapassagens. Falamos sobre as alterações na pista nesse texto.

As mudanças não agradaram a todos, no entanto. Kevin Magnussen, piloto da Haas e um dos destaques do ano até aqui, acredita que algumas mudanças foram “exageradas”. A principal alteração no traçado foi a remoção da chicane que compreendia as curvas 9 e 10, que passa a ser um trecho de aceleração plena. E esse é justamente o ponto que mais incomodou o dinamarquês. 

“Quando eu vi o layout da pista, eu pensei que talvez fosse um pouco exagerado. Pelo menos é o caso das antigas curvas 9 e 10 terem sido removidas. Não acho que era necessário”, afirmou ao portal Formel1.de. 

O trecho citado precede uma chicane de alta velocidade, que não costuma ser um ponto de ultrapassagem. A nova reta – que, na verdade, não é exatamente reta, já que é tomada virando o volante para a esquerda –, passa a ser uma nova zona de DRS, o que deve aumentar ainda mais a velocidade. E esse é outro ponto de atenção levantado por Magnussen: “A pequena curvatura antes da [nova] curva 9 deve ser feita de pé embaixo e com DRS aberto. Os carros vão apresentar uma tendência a escapar de traseira ali. Vamos ver como fica...” 

Trecho entre as curvas 8 e 9 será nova zona de ativação do DRS
Trecho entre as curvas 8 e 9 será nova zona de ativação do DRS
Foto: F1 / Twitter

A já citada nova zona de DRS, confirmada pela FIA essa semana, faz do GP da Austrália o primeiro da F1 com quatro áreas para abertura da asa móvel. A ideia, claro, é proporcionar mais chances de ultrapassagens. E, de novo, Magnussen questiona o efeito prático da medida. Para ele, ultrapassagens em excesso não significam, necessariamente, corrida boa. 

“Há opiniões diferentes sobre o que constitui uma boa corrida. Se for fácil demais ultrapassar um oponente, a ordem vai acabar correspondendo ao ritmo de cada equipe” afirmou. “O que precisamos é de um equilíbrio. Algumas pistas tem esse equilíbrio, oferecem ação, mas também dão oportunidade para se defender. Se você não pode se defender e é ultrapassado por estar só um pouco mais lento, isso também não é bom. É tudo uma questão de equilíbrio. 

Por enquanto, as opiniões são baseadas no que se observou no visual e em simuladores. Os carros vão à pista a partir dessa sexta-feira (08), à meia noite horário de Brasília. A corrida será domingo (10), às 02h. Só então saberemos o efeito prático das alterações no circuito de Albert Park. A fama de entregar corridas pouco agitadas já estava atrelada à pista. Veremos qual será o novo perfil da etapa australiana. 

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