PUBLICIDADE

Parabólica

Kimi Raikkonen, campeão de 2007, vai se aposentar da F1

Finlandês, que corre atualmente pela Alfa Romeo e ganhou 21 corridas, disse que vai pendurar luvas e capacete no final desta temporada

1 set 2021 - 17h34
Compartilhar
Exibir comentários
Kimi Raikkonen: campeão mundial de 2007.
Kimi Raikkonen: campeão mundial de 2007.
Foto: F1 / Divulgação

Kimi Raikkonen anunciou nesta quarta-feira (1) que vai se aposentar da Fórmula 1. O finlandês, que conquistou o título mundial em 2007 e fará 42 anos no final da temporada, estreou no Grande Prêmio da Austrália de 2001 com a Sauber. Ele voltou para a formação que se tornou a Alfa Romeo, equipe com a qual seu contrato termina no final desta temporada, para 2019.

A Alfa Romeo ainda não confirmou seus planos para 2021 com ambos os assentos vagos, e na véspera do retorno do Grande Prêmio da Holanda em Zandvoort, Raikkonen revelou que 2021 seria seu canto de cisne. “É isso”, disse ele no Instagram. “Esta será a minha última temporada na Fórmula 1. Esta é uma decisão que tomei durante o inverno passado. Não foi uma decisão fácil, mas depois desta temporada é hora de coisas novas.”

Kimi prosseguiu: “Apesar de a temporada ainda ter começado, quero agradecer à minha família, a todas as minhas equipes, a todos os envolvidos na minha carreira no automobilismo e principalmente a todos os grandes fãs que têm torcido por mim esse tempo todo. A Fórmula 1 pode chegar ao fim para mim, mas há muito mais coisas na vida que quero experimentar e desfrutar. Vejo você por aí depois de tudo isso.”

Depois de um ano de estreia na Sauber, Raikkonen passou cinco anos na McLaren, antes de se mudar para a Ferrari, onde permaneceu durante três temporadas. Foi aqui que ele conquistou seu único título mundial, vencendo Lewis Hamilton e Fernando Alonso na última corrida no Brasil em 2007.

Após um período sabático de dois anos da F1, quando foi para disputou provas de rali, ele voltou com a Lotus por duas temporadas antes de uma segunda acrobacia na Ferrari que durou cinco anos. Ele então se juntou à Alfa Romeo para o que acabará por ser três campanhas. Raikkonen tem lutado por boa forma nesta temporada e atualmente está em 17º na classificação de pilotos, com apenas dois pontos.

Durante seus 344 finais de semana em Grandes Prêmios até o momento, ele conquistou 21 vitórias, 103 pódios e 18 poles e agora tem mais 10 corridas para se somar a essa contagem. Ainda não está claro quem vai substituí-lo na Alfa Romeo, com vários nomes sendo ventilados, incluindo o piloto da Mercedes e seu conterrâneo, Valtteri Bottas.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade