PUBLICIDADE

Parabólica

Hamilton domina classificação, mas Bottas herda pole na F1

Valtteri Bottas larga da pole na Turquia. Lewis Hamilton foi o mais rápido, mas tem punição a cumprir por trocar o motor. Verstappen é 3º

9 out 2021 - 10h20
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Valtteri Bottas larga da pole no Istanbul Park
Valtteri Bottas larga da pole no Istanbul Park
Foto: Mercedes / Twitter

A Merecedes confirmou o favoritismo na pista de Istanbul Park e conquistou os dois melhores tempos da classificação para o GP da Turquia. Lewis Hamilton foi o mais rápido ao longo de toda a sessão, mas largará do 11º lugar após a perda de 10 posições por trocar o motor de seu carro. Bottas, que ficou em 2º, herda a pole e larga da posição de honra na corrida de amanhã. 

Q1 escorregadio 

O terceiro treino livre foi realizado na manhã sob chuva. Quando foi iniciada a sessão de classificação, o tempo já estava seco, mas a pista seguia úmida. As equipes previam que a água voltaria em poucos minutos, o que motivou todos a irem a pista o mais rápido possível com pneus macios e garantir tempo antes de o asfalto molhar de vez. 

Mas a chuva prometida não veio e, após um show de rodadas e destracionadas nos minutos iniciais, os pilotos foram gradativamente se adaptando às condições do asfalto e reduzindo os tempos – mesmo que ainda estivessem acima dos tem

pos de pista realmente seca. 

A tabela de tempos foi se alterando constantemente ao longo do Q1 mas, no fim das contas a liderança ficou com Lewis Hamilton e Max Verstappen, separados por apenas 0s007. Depois deles, Pierre Gasly, Charles Leclerc e Sergio Perez. 

Os eliminados nessa parte da classificação foram Daniel Ricciardo (McLaren), Nicholas Latifi (Williams), a dupla da Alfa Romeo, com Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen e Nikita Mazepin (Haas). Mick Schumacher foi o grande nome, com um bom 14º lugar. 

Max Verstappen na classificação para o GP da Turquia
Max Verstappen na classificação para o GP da Turquia
Foto: Red Bull / Twitter

Hamilton sobra no Q2 

Assim como no Q1, os pilotos não perderam tempo para ir à pista quando os boxes foram abertos no Q2, dessa vez com pneus médios. Hamilton, ainda nos primeiros minutos, fez o tempo mais rápido do fim de semana e não foi alcançado por ninguém. Só ele próprio abaixou o tempo no minuto final, para 1min23s082. 

Atrás de Lewis, vieram Vatteri Bottas, mostrando a força da Mercedes, Max Verstappen, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Sergio Perez, Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Lance Stroll e Lando Norris. 

Carlos Sainz, que trocou toda a unidade de potência de sua Ferrari, optou por não ir à pista nessa parte da sessão. Leclerc, o outro piloto da equipe italiana começou o dia como um dos favoritos, mas não estava conseguindo tempo para passar ao Q3. Nos minutos finais, a equipe mandou Sainz à pista apenas para dar vácuo à Leclerc. E funcionou. 

Os eliminados foram Sebastian Vettel, Esteban Ocon, George Russell, Mick Schumacher, além do citado Sainz. 

Hamilton foi o mais rápido, mas perde 10 posições no grid
Hamilton foi o mais rápido, mas perde 10 posições no grid
Foto: Mercedes / Twitter

Mercedes intocáveis no Q3 

No começo do Q3, novamente as Mercedes ditaram o ritmo. Bottas fez o tempo de 1min23s071, pouco à frente de Hamilton. 

A dois minutos do fim, Hamilton quebrou o recorde da pista: 1min22s868. Tempo inigualado, o que garantiria a pole position ao inglês. Mas, como ele trocou o motor para essa corrida, terá uma punição de 10 posições a cumprir no grid de largada. Com isso, Bottas herda a pole e larga da ponta. 

Verstappen bem que tentou, mas seu Red Bull não conseguiu acompanhar o ritmo das Mercedes. Ele fechou a qualificação em 3º. Leclerc ficou logo atrás. Depois, vieram Gasly, Alonso, Perez, Norris, Stroll e Tsunoda. 

A largada do GP da Turquia está programada para amanhã (10), às 09 horas da manhã no horário de Brasília. 

 A classificação oficial para o GP da Turquia
A classificação oficial para o GP da Turquia
Foto: F1 / Divulgação
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade