PUBLICIDADE

Parabólica

Fórmula Indy: A primeira vitória de Rinus VeeKay

Após cinco provas disputadas na Fórmula Indy, Rinus VeeKay é mais um vencedor diferente, dessa vez, em Indianapolis

17 mai 2021 - 11h39
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários
O holandês Rinus VeeKay celebra a primeira vitória na IndyCar em Indianapolis.
O holandês Rinus VeeKay celebra a primeira vitória na IndyCar em Indianapolis.
Foto: Twitter / Rinus VeeKay

Exatos cinco anos após a primeira vitória de Max Verstappen na Fórmula 1 ( confira também Verstappen, cinco anos atrás: o mais jovem vencedor da F1), outro holandês incluiu o nome no rol de vencedores no automobilismo em 15 de maio: Rinus van Kalmthout, ou simplesmente Rinus VeeKay.

Piloto da equipe Ed Carpenter Racing, VeeKay largou na sétima posição e conquistou a primeira vitória na IndyCar na etapa disputada no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway (IMS). Com o resultado, o holandês quebrou o jejum da equipe, que não frequentava o alto do pódio desde julho de 2016, em Iowa.

Esta é a segunda temporada de Rinus VeeKay na categoria pela equipe de Carpenter. E com apenas 20 anos, o holandês é o sexto piloto mais jovem a vencer na IndyCar. Nascido em Hoofddorp, na Holanda, em 11 de setembro de 2000, entrou na categoria em 2020, quando também ganhou o prêmio de estreante do ano e terminou a temporada na 14ª colocação. Em 2021, os melhores resultados de VeeKay foram um sexto lugar no Alabama, e dois nonos lugares, em St. Petersburgo e a segunda corrida no Texas. 

Romain Grosjean, que largou na pole no IMS – a primeira na IndyCar após três corridas na categoria norte-americana – liderou até a metade da prova. Mas, após a segunda rodada de pit stops, o piloto da Dale Coyne não conseguiu segurar VeeKay na pista e foi ultrapassado pelo holandês, que seguiu na liderança até o final das 82 voltas. O franco-suíço e ex-piloto da Fórmula 1 completou a corrida em segundo lugar e Alex Palou, da Ganassi, na terceira colocação em Indianápolis.

Na véspera da corrida, VeeKay 'profetizou' a vitória em Indianapolis.
Na véspera da corrida, VeeKay 'profetizou' a vitória em Indianapolis.
Foto: Twitter / Rinus VeeKay

O circuito misto de Indianápolis é uma das pistas em que VeeKay teve bons resultados no ano passado. Conquistou um quinto lugar no GMR Grand Prix, disputado em julho de 2020, e um terceiro lugar no Harvest GP, em outubro. Nessa mesma corrida, o piloto holandês conquistou a pole position e o primeiro, e até então, único pódio da carreira.

Na edição do ano passado das 500 Milhas de Indianápolis (disputada excepcionalmente em agosto devido à pandemia de Covid-19), Rinus VeeKay fez uma homenagem em seu capacete celebrando os 30 anos da vitória do compatriota Arie Luyendyk no Indianapolis Motor Speedway. O capacete trouxe uma divisão da pintura utilizada por Luyendyk e a atual de VeeKay. Conhecido como “holandês voador”, Luyendyk foi o único representante do país a vencer a prova, em 1990.

Desde 2013, essa é a primeira temporada em que há três vencedores inéditos – e a temporada está apenas na quinta corrida! Rinus VeeKay se une a Alex Palou, vencedor da primeira etapa no Alabama, e Pato O’Ward, da Arrow McLaren SP, que venceu a segunda corrida da etapa dupla disputada no oval do Texas. Com exceção de Scott Dixon, que tem 40 anos, os demais vencedores desta temporada ainda estão na casa dos 20 anos: Alex Palou, 24 anos, Colton Herta, 21 anos (vencedor em St. Petersburg), Pato O’Ward, 22 anos, e o mais jovem, Rinus VeeKay, de 20 anos. 

A temporada começou com a expectativa do sétimo título de Scott Dixon e que a disputa envolvesse Josef Newgarden, da Penske, afinal, ambos dividiram os últimos quatro títulos na IndyCar. E da estreia de veteranos em outras categorias como Romain Grosjean, ex-piloto de F1, e de Jimmie Johnson, um dos maiores campeões da Nascar.

Rinus VeeKay homenageou o "holandês voador" em seu capacete nas 500 Milhas de 2020.
Rinus VeeKay homenageou o "holandês voador" em seu capacete nas 500 Milhas de 2020.
Foto: Twitter / Rinus VeeKay

Mas, o que temos visto é o destaque de pilotos da nova geração vencendo quatro das cinco corridas disputadas até o momento. Johnson se adaptando à categoria, Grosjean fazendo pole e liderando corrida e a equipe Penske sem vitórias por enquanto. No campeonato, Dixon segue na liderança com 176 pontos, com Alex Palou em segundo com 163, Josef Newgarden é o terceiro com 148 pontos, seguido de Pato O’Ward, com 146 pontos (4º), Graham Rahal com 137 (5º), Rinus VeeKay com 135 (6º), Simon Pagenaud com 130 (7º), Scott McLaughlin com 123 (8º), Will Power com 118 (9º) e Colton Herta com 117 (10º).

A próxima etapa da IndyCar serão as 500 Milhas de Indianápolis, no dia 30 de maio. Ao todo, são 35 pilotos disputando 33 vagas no grid. Os treinos livres e de classificação para a principal corrida da temporada acontecem nos dias 22 e 23 de maio.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade