PUBLICIDADE

Colin Chapman: o gênio inovador num livro de 400 páginas

As criações e a história de Colin Chapman, criador da Lotus, ressurge neste livro monumental de 400 páginas

28 jul 2021 15h19
| atualizado às 15h31
ver comentários
Publicidade
Colin e alguns de seus carros de Fórmula 1.
Colin e alguns de seus carros de Fórmula 1.
Foto: Divulgação

Colin Chapman foi um gênio da Fórmula 1 e sua história volta a ser contada em livro. Graças aos carros de Chapman, criador da Lotus, pilotos como Stirling Moss, Jim Clark, Jochen Rindt, Emerson Fittipaldi, Graham Hill, Ronie Peterson, Mario Andretti, Innes Ireland, Jo Siffert, Gunnar Nilsson e Elio de Angelis ganharam 72 corridas entre 1960 e 1982, além de seis campeonatos mundiais de pilotos e sete de construtores.  

Reconhecido como uma das maiores forças criativas no mundo do automóvel, Colin Chapman (1928-1982), deixou um legado misto. Ele foi um inovador incomparável ou um explorador desinibido das idéias não creditadas de outros? Neste livro histórico, o célebre autor Karl Ludvigsen se familiariza com a lenda, cavando profundamente sob a pele de Chapman e seus carros para explorar e expor as motivações que dirigiram este gênio mercurial e controverso.

Emerson e Colin conversam sobre o Lotus 72.
Emerson e Colin conversam sobre o Lotus 72.
Foto: Divulgação

Entrevistas com figuras-chave na história de Chapman se misturam com informações dos extensos arquivos do autor para tornar este livro um encontro único e atraente entre o engenheiro-inovador e o historiador-investigador. Publicado originalmente em 2010, o livro tornou-se um texto padrão, não só sobre o homem, mas também sobre a evolução e o design dos carros de corrida. Portanto, está sendo reeditado para atender à demanda popular contínua.

Com prefácio de Emerson Fittipaldi, que correu na Lotus com Colin Chapman de 1970 e a 1973, ganhando nove corridas, um título mundial e um vice-campeonato, o conteúdo principal do livro traz os seguintes tópicos.

Emerson Fittipaldi e Colin Chapman.
Emerson Fittipaldi e Colin Chapman.
Foto: Divulgação

Conceitos de concepção: avaliação do homem que Keith Duckworth descreveu como "o engenheiro conceitual mais brilhante que conheci".

Empresa de motores: reconhecendo que ele era, em suas palavras, “não um homem de motores”, Chapman fez o melhor dos motores disponíveis para ele, seja Ford 1172 válvula lateral, BRM H-16, Cosworth DFV V8 ou turbina a gás Pratt & Whitney .

Tópicos de transmissão: este capítulo aborda caixas de câmbio transeixo projetadas pela Lotus, tração nas quatro rodas, acionamento automático da embreagem e muito mais.

Sagas da suspensão: desde a engenhosidade da suspensão improvisada em seu primeiro projeto, um Austin 7 modificado, o Mk1, até a adoção da suspensão ativa pouco antes de sua morte, Chapman ganhou e explorou um conhecimento avançado dos fundamentos de um carro.

Histórias de estrutura: as realizações de Chapman neste campo são numerosas. As mais conhecidas entre elas são suas inovações no monocoque, em fibra de vidro para o carro de estrada Elite e em alumínio para o F1 Type 25.

Os carros-asa de Mario Andretti e Ronnie Peterson.
Os carros-asa de Mario Andretti e Ronnie Peterson.
Foto: Divulgação

Peso reduzido: a obsessão pela leveza foi um mantra de Chapman ao longo de sua vida. Contribuiu enormemente para o sucesso de seus carros, ocasionalmente às custas de força e segurança que assustaram alguns motoristas.

Aventuras aerodinâmicas: Chapman gostava de aerodinâmica -- "um assunto muito envolvente" -- e estava na vanguarda dos principais desenvolvimentos da F1 nesta área.

Descobrindo a força descendente: os primeiros insights com asas e corpos em forma de cunha, exemplificados por seus modelos 56 (Indycar) e 72 (F1), levaram finalmente à descoberta pioneira do efeito de solo de melhoria de tração, que atingiu o florescimento total com o Lotus 79 na Fórmula 1.

Ludvigsen dá atenção especial às façanhas de Chapman em Indianápolis, onde ele e seus carros transformaram a natureza da principal corrida dos Estados Unidos com inovações impressionantes longe da segurança de casa.

Colin Chapman foi o criador da Lotus.
Colin Chapman foi o criador da Lotus.
Foto: Divulgação

O autor, Karl Ludvigsen, é amplamente conhecido e respeitado no mundo automotivo por suas pesquisas e relatórios sobre todos os aspectos do automobilismo e dos esportes motorizados. Isso aconteceu por meio de seus estudos de engenharia e desenho industrial, bem como de seus cargos na GM, Fiat e Ford e de sua liderança em uma empresa de consultoria em gestão da indústria automotiva. 

Ele atua há mais de 60 anos como autor e historiador. Conheceu Colin Chapman no Grande Prêmio da Itália de 1958. Ele observou seu trabalho de perto depois disso, especialmente como uma mosca na parede durante o desenvolvimento do revolucionário Lotus 78. Como autor, co-autor ou editor, ele tem cerca de cinco dúzias de livros em seu crédito, todos sobre carros e a indústria automotiva, sua vida --  uma longa paixão. Ludvigsen recebeu 60 prêmios pelo alto padrão de redação e pesquisa de seus trabalhos. Ele mora em Suffolk, na Inglaterra.

O livro sobrfe Chapman: relançamento a pedidos.
O livro sobrfe Chapman: relançamento a pedidos.
Foto: Divulgação

COLIN CHAPMAN
INSIDE THE INNOVATOR

Por Karl Ludvigsen
Prefácio de Emerson Fittipaldi
Data de publicação: julho de 2021
Preço no Amazon: R$ 384, capa dura
ISBN: 978-1-910505-64-9
Formato: 270 x 210mm
Total de páginas: 400
Ilustrações: 550 fotos e diagramas

Parabólica
Publicidade
Publicidade