Carro a hidrogênio poderia manter a Honda na Fórmula 1
Motores com célula de combustível permitem reabastecimento rápido, são desenvolvidos por várias marcas e podem atrair mais montadoras à F1
A Fórmula 1 pode dar um passo espetacular em sua nova geração de motores, a partir de 2022. Colocada entre a cruz e a caldeirinha com a saída da Honda, que desistiu de desenvolver os caríssimos motores híbridos 1.6 V6 que ninguém usa, a F1 tem uma chance de ouro para retomar seu papel de vanguarda tecnológica se adotar os carros movidos a hidrogênio. Trata-se de uma tecnologia ainda mais ecológica do que os motores elétricos convencionais usados pela Fórmula E.
De cara, os carros movidos a hidrogênio (Fuel Cell Vehicles, ou FCV) interessam a várias montadoras, começando pela Honda, Mercedes e Renault, que já estão na Fórmula 1. Eles também podem atrair o interesse de várias outras montadoras para a Fórmula 1, a saber: Toyota, Nissan, Hyundai, Mazda, Audi, BMW, Fiat, Chevrolet, Peugeot, Citroën e até Lotus.
Os carros movidos a hidrogênio estão cada vez mais populares em países como Japão e Alemanha. Trata-se de uma tecnologia limpa e que tem todos os ingredientes que interessam à F1, inclusive permitindo reabastecimento durante as corridas, pois o reabastecimento de um tanque de hidrogênio de 120 litros (cerca de 5,5 kg de hidrogênio gasoso comprimido) leva menos de 5 minutos. Esse combustível é suficiente para rodar 580 km com um motor de 174 hp.
A F1, claro, precisa de motores muito mais potentes. Por outro lado, pode ter tanque de combustível bem maior, pois não há necessidade de economizar espaço para porta-malas e bancos de passageiros. Tomando como base o Honda Clarity FCV, que roda 105 km com 1 kg de hidrogênio gasoso comprimido, e adotando um motor de 1.000 hp, por exemplo, um carro de F1 poderia rodar cerca de 4 km com 1 kg de combustível. Isso significa que seriam necessários uns 75 kg de combustível para uma corrida de 300 km.
O tamanho do tanque dependerá de quantos abastecimentos a Fórmula 1 pretende realizar durante uma corrida. Inicialmente, claro, o consumo será muito alto, mas a tendência é cair ao longo dos anos, o que devolve à F1 o papel de vanguarda tecnológica que ela busca para atrair a indústria automobilística.
Na semana passada, a Bentley -- maior produtora mundial de motores V12 -- anunciou que até o fim desta década só vai fabricar motores elétricos. A Bentley é uma marca de carros inglesa que pertence ao Grupo Volkswagen (como Audi, Porsche, Lamborghini e Bugatti). Trata-se de mais um movimento da indústria automobilística apontando que não há futuro para os motores térmicos (V6, V8, V10, V12 ou qualquer outro tipo que funciona como velho e poluente sistema de combustão interna).
Já existe supercarro movido a hidrogênio. Este ano foi apresentado o Hyperion XP1, que utiliza quatro motores elétricos, acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e atinge 356 km/h. Como se trata de um carro “de rua”, o Hyperion tem autonomia de 1.635 km, ou seja, cinco vezes mais do que é necessário para um Grande Prêmio de Fórmula 1. O XP1 pertence à recém-criada empresa Hyperion Motors, que pretende ser a Tesla dos supercarros a hidrogênio.
Com carros movidos a hidrogênio, a F1 pode dar a volta e ultrapassa a Fórmula E. Os carros com célula de combustível também usam motores elétricos, mas, ao contrário daqueles que se alimentam exclusivamente de baterias de íons de lítio, os FCV utilizam o próprio ar e o hidrogênio comprimido para gerar energia. Com o carro em movimento, o ar passa pelas células de combustível e, em contato com o hidrogênio armazenado, produzem eletricidade.
Para além disso, o hidrogênio usado como combustível é criado pelo próprio lixo produzido pela humanidade. As estações de abastecimento utilizam o gás carbônico do lixo para criar hidrogênio e comprimi-lo, jogando-o nos tanques dos carros como se fosse um abastecimento a gasolina. No final de tudo, os carros emitem vapor de água, ou seja, trata-se de um combustível incrivelmente ecológico.
Em 2011, três carros a hidrogênio da Mercedes-Benz completaram 125 dias rodando pelo mundo. Portanto, a mudança do atual sistema de motores híbridos 1.6 V6 para célula de combustível não é garantia de que a Mercedes não continuará dominando a F1, mas, pelo menos, o jogo recomeça do zero. Pode, inclusive, fazer a Honda permanecer na Fórmula 1 para desenvolver essa tecnologia que, no Japão, é chamada de “sociedade do hidrogênio” e reúne esforços conjuntos da Toyota, da Nissan e da própria Honda.
Um problema grande, entretanto, é a posição da Ferrari. Pelo menos por enquanto, o fabricante de Maranello não tem nenhuma experiência com esse tipo de tecnologia. Se a F1 adotar os FCV a partir de 2022, a Scuderia terá que buscar auxílio da Fiat. A Fiat já fez quatro veículos movidos a hidrogênio e também tem interesse na tecnologia. A Alfa Romeo também já desenvolveu um FCV e, assim como a Fiat, faz parte da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que poderia ajudar a Ferrari.
A lista de montadoras interessadas em entrar na F1 pode ser bem grande e resgatar marcas como Ford, Lotus, BMW e Toyota, além de atrair o Grupo Volkswagen e até a indústria de carros chinesa. As fotos dos carros de F1 futuristas usados nesta reportagem são apenas ilustrativas. Veja abaixo a lista dos carros movidos a hidrogênio já colocados à venda pela indústria automobilística:
- 2001 - Hyundai Santa Fe FCEV
- 2013 a 2018 Hyundai Tucson / iX35 FCEV
- 2008 - Honda FCX Clarity
- 2014 - Roewe 950 fuel cell
- 2015 - Toyota Mirai
- 2016 - Riversimple Rasa
- 2016 - Honda Clarity Fuel Cell
- 2018 - Hyundai Nexo
- 2020 - Toyota Mirai II
- 2020 - Hyperion XP1
A seguir, a lista de carros não comercializados, mas desenvolvidos com o motor movido a hidrogênio:
- 1999 - Lotus Engineering Black Cab
- 2000 - Ford Focus FCV
- 2001 - GM HydroGen3 / Opel HydroGen3
- 2001 - Toyota FCHV-3
- 2002 - Nissan X-Trail FCHV
- 2002 - Toyota FCHV-4
- 2004 - Audi A2H2
- 2004 - Mercedes-Benz A-Class F-Cell
- 2005 - BMW Hydrogen 7
- 2005 - Fiat Panda Hydrogen
- 2005 - Mazda Premacy Hydrogen RE Hybrid
- 2007 - Chevrolet Equinox Fuel Cell
- 2008 - Kia Borrego FCEV
- 2008 - Renault Scenic ZEV H2
- 2008 - Toyota FCHV
- 2010 - Mercedes-Benz Classe B F-Cell
- 2008 - Peugeot Citroën H2Origin
Maior ainda é a relação de carros-conceito feito pela indústria automobilística com a tecnologia do hidrogênio. Veja a lista por marcas em ordem alfabética:
Alfa Romeo
- 2010 - Alfa Romeo MiTo FCEV
Audi
- 2009 - Audi Q5 FCEV
- 2014 - Audi A7 h-tron quattro
BMW
- 2010 - BMW 1 Series Fuel-cell hybrid electric
- 2012 - BMW i8 fuel-cell prototype
- 2015 - BMW 5 Series GT eDrive Hydrogen Fuel Cell
- 2019 - BMW i Hydrogen Next
Chang'an
- 2010 - Z-SHINE FCV
Chrysler
- 1999 - Jeep Commander
- 2001 - Chrysler Natrium
- 2003 - Jeep Treo
Daimler
- 1994 - Mercedes-Benz MB100 Necar 1
- 1996 - Mercedes-Benz V-Class Necar 2
- 1997 - Mercedes-Benz Classe A Necar F-Cell
- 2005 - Mercedes-Benz F600 Hygenius
- 2009 - Mercedes-Benz F-Cell Roadster
- 2009 - Mercedes-Benz Classe B F-Cell
- 2009 - Mercedes-Benz BlueZero F-Cell
FAW Group
- 2010 - FAW Besturn B70 FCV
Fiat
- 2001 - Fiat Seicento Elettra H2 Fuel Cell
- 2003 - Fiat Seicento Hydrogen
- 2008 - Fiat Phyllis
Ford
- 2006 - F-250 Super Chief
General Motors
- 1966 - GM Electrovan
- 2002 - GM HyWire
- 2005 - GM Sequel
Gumpert AIWays
- 2019 - Gumpert Nathalie
Honda
- 1999 - Honda FCX-V1
- 2005 - Honda FCX Concept
- 2014 - Honda FCV Concept
Hyundai
- 2005 - Hyundai Tucson FCEV
- 2014 - Hyundai Intrado
Mazda
- 1997 - Mazda Demio FCEV
- 2001 - Mazda Premacy FCEV
Mitsubishi
- 2004 - Mitsubishi FCV
Morgan
- 2005 - Morgan LifeCar
Nissan
- 2012 - Nissan TeRRA
Peugeot
- 2004 - Peugeot Quark
- 2006 - Peugeot 207 Epure
Riversimple
- 2009 - Riversimple Urban Car
Ronn Motor Company
- 2008 - Ronn Motor Scorpion
SAIC
- 2007 - Roewe 750 sedan FC
- 2014 - Roewe 950 Fuel Cell
Suzuki
- 2003 - Suzuki MR Wagon-FCV
- 2003 - Suzuki Wagon R-FCV
- 2008 - Suzuki SX4-FCV
Toyota
- 2014 - Toyota FCV Concept Car
- 1997 - Toyota FCHV-1
- 1999 - Toyota FCHV-2
- 2003 - Toyota Fine-S
- 2003 - Toyota Fine-N
- 2005 - Toyota Fine-T
- 2005 - Toyota Fine-X
- 2014 - Toyota FCV
Volkswagen
- 2000 - VW Bora Hy-motion
- 2002 - VW Bora Hy-power
- 2004 - VW Touran Hy-motion
- 2007 - Volkswagen Tiguan HyMotion Fuel Cells
- 2007 - VW Space Up Blue
- 2008 - VW Passat Lingyu Hymotion
- 2014 - Volkswagen Golf SportWagen HyMotion Fuel Cells
- 2018 - Volkswagen Crafter HyMotion