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Parabólica

Carro a hidrogênio poderia manter a Honda na Fórmula 1

Motores com célula de combustível permitem reabastecimento rápido, são desenvolvidos por várias marcas e podem atrair mais montadoras à F1

8 nov 2020 - 11h51
(atualizado às 20h35)
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Honda poderia ter interesse em continuar na F1 após 2022 com um Red Bull movido a hidrogênio.
Honda poderia ter interesse em continuar na F1 após 2022 com um Red Bull movido a hidrogênio.
Foto: Taylan Gerem Design / Reprodução

A Fórmula 1 pode dar um passo espetacular em sua nova geração de motores, a partir de 2022. Colocada entre a cruz e a caldeirinha com a saída da Honda, que desistiu de desenvolver os caríssimos motores híbridos 1.6 V6 que ninguém usa, a F1 tem uma chance de ouro para retomar seu papel de vanguarda tecnológica se adotar os carros movidos a hidrogênio. Trata-se de uma tecnologia ainda mais ecológica do que os motores elétricos convencionais usados pela Fórmula E.

De cara, os carros movidos a hidrogênio (Fuel Cell Vehicles, ou FCV) interessam a várias montadoras, começando pela Honda, Mercedes e Renault, que já estão na Fórmula 1. Eles também podem atrair o interesse de várias outras montadoras para a Fórmula 1, a saber: Toyota, Nissan, Hyundai, Mazda, Audi, BMW, Fiat, Chevrolet, Peugeot, Citroën e até Lotus.

McLaren futurista: motor a hidrogênio precisaria de entradas de ar, como atualmente.
McLaren futurista: motor a hidrogênio precisaria de entradas de ar, como atualmente.
Foto: McLaren / Divulgação

Os carros movidos a hidrogênio estão cada vez mais populares em países como Japão e Alemanha. Trata-se de uma tecnologia limpa e que tem todos os ingredientes que interessam à F1, inclusive permitindo reabastecimento durante as corridas, pois o reabastecimento de um tanque de hidrogênio de 120 litros (cerca de 5,5 kg de hidrogênio gasoso comprimido) leva menos de 5 minutos. Esse combustível é suficiente para rodar 580 km com um motor de 174 hp.

A F1, claro, precisa de motores muito mais potentes. Por outro lado, pode ter tanque de combustível bem maior, pois não há necessidade de economizar espaço para porta-malas e bancos de passageiros. Tomando como base o Honda Clarity FCV, que roda 105 km com 1 kg de hidrogênio gasoso comprimido, e adotando um motor de 1.000 hp, por exemplo, um carro de F1 poderia rodar cerca de 4 km com 1 kg de combustível. Isso significa que seriam necessários uns 75 kg de combustível para uma corrida de 300 km.

Honda Clarity: carro a hidrogênio da marca japonesa pode ser abastecido em 5 minutos e roda 580 km.
Honda Clarity: carro a hidrogênio da marca japonesa pode ser abastecido em 5 minutos e roda 580 km.
Foto: Honda / Divulgação

O tamanho do tanque dependerá de quantos abastecimentos a Fórmula 1 pretende realizar durante uma corrida. Inicialmente, claro, o consumo será muito alto, mas a tendência é cair ao longo dos anos, o que devolve à F1 o papel de vanguarda tecnológica que ela busca para atrair a indústria automobilística.

Na semana passada, a Bentley -- maior produtora mundial de motores V12 -- anunciou que até o fim desta década só vai fabricar motores elétricos. A Bentley é uma marca de carros inglesa que pertence ao Grupo Volkswagen (como Audi, Porsche, Lamborghini e Bugatti). Trata-se de mais um movimento da indústria automobilística apontando que não há futuro para os motores térmicos (V6, V8, V10, V12 ou qualquer outro tipo que funciona como velho e poluente sistema de combustão interna).

Com a tecnologia FCV, carros da F1 poderiam manter o mesmo aspecto que têm hoje.
Com a tecnologia FCV, carros da F1 poderiam manter o mesmo aspecto que têm hoje.
Foto: McLaren / Divulgação

Já existe supercarro movido a hidrogênio. Este ano foi apresentado o Hyperion XP1, que utiliza quatro motores elétricos, acelera de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e atinge 356 km/h. Como se trata de um carro “de rua”, o Hyperion tem autonomia de 1.635 km, ou seja, cinco vezes mais do que é necessário para um Grande Prêmio de Fórmula 1. O XP1 pertence à recém-criada empresa Hyperion Motors, que pretende ser a Tesla dos supercarros a hidrogênio.

Hyperion XP1: primeiro supercarro movido a hidrogênio chega a 356 km/h e vai de 0 a 100 em 2,3 segundos.
Hyperion XP1: primeiro supercarro movido a hidrogênio chega a 356 km/h e vai de 0 a 100 em 2,3 segundos.
Foto: Hyperion / Divulgação

Com carros movidos a hidrogênio, a F1 pode dar a volta e ultrapassa a Fórmula E. Os carros com célula de combustível também usam motores elétricos, mas, ao contrário daqueles que se alimentam exclusivamente de baterias de íons de lítio, os FCV utilizam o próprio ar e o hidrogênio comprimido para gerar energia. Com o carro em movimento, o ar passa pelas células de combustível e, em contato com o hidrogênio armazenado, produzem eletricidade.

Para além disso, o hidrogênio usado como combustível é criado pelo próprio lixo produzido pela humanidade. As estações de abastecimento utilizam o gás carbônico do lixo para criar hidrogênio e comprimi-lo, jogando-o nos tanques dos carros como se fosse um abastecimento a gasolina. No final de tudo, os carros emitem vapor de água, ou seja, trata-se de um combustível incrivelmente ecológico.

Em 2011, três carros a hidrogênio da Mercedes-Benz completaram 125 dias rodando pelo mundo. Portanto, a mudança do atual sistema de motores híbridos 1.6 V6 para célula de combustível não é garantia de que a Mercedes não continuará dominando a F1, mas, pelo menos, o jogo recomeça do zero. Pode, inclusive, fazer a Honda permanecer na Fórmula 1 para desenvolver essa tecnologia que, no Japão, é chamada de “sociedade do hidrogênio” e reúne esforços conjuntos da Toyota, da Nissan e da própria Honda.

Visão futurista de um carro de F1 da Mercedes em 2030 feita pelo site Motorsport.
Visão futurista de um carro de F1 da Mercedes em 2030 feita pelo site Motorsport.
Foto: Motorsport / Reprodução

Um problema grande, entretanto, é a posição da Ferrari. Pelo menos por enquanto, o fabricante de Maranello não tem nenhuma experiência com esse tipo de tecnologia. Se a F1 adotar os FCV a partir de 2022, a Scuderia terá que buscar auxílio da Fiat. A Fiat já fez quatro veículos movidos a hidrogênio e também tem interesse na tecnologia. A Alfa Romeo também já desenvolveu um FCV e, assim como a Fiat, faz parte da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que poderia ajudar a Ferrari.

A lista de montadoras interessadas em entrar na F1 pode ser bem grande e resgatar marcas como Ford, Lotus, BMW e Toyota, além de atrair o Grupo Volkswagen e até a indústria de carros chinesa. As fotos dos carros de F1 futuristas usados nesta reportagem são apenas ilustrativas. Veja abaixo a lista dos carros movidos a hidrogênio já colocados à venda pela indústria automobilística:

  • 2001 - Hyundai Santa Fe FCEV
  • 2013 a 2018 Hyundai Tucson / iX35 FCEV
  • 2008 - Honda FCX Clarity
  • 2014 - Roewe 950 fuel cell
  • 2015 - Toyota Mirai
  • 2016 - Riversimple Rasa
  • 2016 - Honda Clarity Fuel Cell
  • 2018 - Hyundai Nexo
  • 2020 - Toyota Mirai II
  • 2020 - Hyperion XP1
Bentley: maior fabricante de V12 anunciou que até 2030 todos os seus motores serão elétricos.
Bentley: maior fabricante de V12 anunciou que até 2030 todos os seus motores serão elétricos.
Foto: Bentley / Divulgação

A seguir, a lista de carros não comercializados, mas desenvolvidos com o motor movido a hidrogênio:

  • 1999 - Lotus Engineering Black Cab
  • 2000 - Ford Focus FCV
  • 2001 - GM HydroGen3 / Opel HydroGen3
  • 2001 - Toyota FCHV-3
  • 2002 - Nissan X-Trail FCHV
  • 2002 - Toyota FCHV-4
  • 2004 - Audi A2H2
  • 2004 - Mercedes-Benz A-Class F-Cell
  • 2005 - BMW Hydrogen 7
  • 2005 - Fiat Panda Hydrogen
  • 2005 - Mazda Premacy Hydrogen RE Hybrid
  • 2007 - Chevrolet Equinox Fuel Cell
  • 2008 - Kia Borrego FCEV
  • 2008 - Renault Scenic ZEV H2
  • 2008 - Toyota FCHV
  • 2010 - Mercedes-Benz Classe B F-Cell
  • 2008 - Peugeot Citroën H2Origin

Maior ainda é a relação de carros-conceito feito pela indústria automobilística com a tecnologia do hidrogênio. Veja a lista por marcas em ordem alfabética:

Alfa Romeo

  • 2010 - Alfa Romeo MiTo FCEV

Audi

  • 2009 - Audi Q5 FCEV
  • 2014 - Audi A7 h-tron quattro

BMW

  • 2010 - BMW 1 Series Fuel-cell hybrid electric
  • 2012 - BMW i8 fuel-cell prototype
  • 2015 - BMW 5 Series GT eDrive Hydrogen Fuel Cell
  • 2019 - BMW i Hydrogen Next

Chang'an

  • 2010 - Z-SHINE FCV

Chrysler

  • 1999 - Jeep Commander
  • 2001 - Chrysler Natrium
  • 2003 - Jeep Treo

Daimler

  • 1994 - Mercedes-Benz MB100 Necar 1
  • 1996 - Mercedes-Benz V-Class Necar 2
  • 1997 - Mercedes-Benz Classe A Necar F-Cell
  • 2005 - Mercedes-Benz F600 Hygenius
  • 2009 - Mercedes-Benz F-Cell Roadster
  • 2009 - Mercedes-Benz Classe B F-Cell
  • 2009 - Mercedes-Benz BlueZero F-Cell

FAW Group

  • 2010 - FAW Besturn B70 FCV

Fiat

  • 2001 - Fiat Seicento Elettra H2 Fuel Cell
  • 2003 - Fiat Seicento Hydrogen
  • 2008 - Fiat Phyllis

Ford

  • 2006 - F-250 Super Chief

General Motors

  • 1966 - GM Electrovan
  • 2002 - GM HyWire
  • 2005 - GM Sequel

Gumpert AIWays

  • 2019 - Gumpert Nathalie

Honda

  • 1999 - Honda FCX-V1
  • 2005 - Honda FCX Concept
  • 2014 - Honda FCV Concept

Hyundai

  • 2005 - Hyundai Tucson FCEV
  • 2014 - Hyundai Intrado

Mazda

  • 1997 - Mazda Demio FCEV
  • 2001 - Mazda Premacy FCEV

Mitsubishi

  • 2004 - Mitsubishi FCV

Morgan

  • 2005 - Morgan LifeCar

Nissan

  • 2012 - Nissan TeRRA

Peugeot

  • 2004 - Peugeot Quark
  • 2006 - Peugeot 207 Epure

Riversimple

  • 2009 - Riversimple Urban Car

Ronn Motor Company

  • 2008 - Ronn Motor Scorpion

SAIC

  • 2007 - Roewe 750 sedan FC
  • 2014 - Roewe 950 Fuel Cell

Suzuki

  • 2003 - Suzuki MR Wagon-FCV
  • 2003 - Suzuki Wagon R-FCV
  • 2008 - Suzuki SX4-FCV

Toyota

  • 2014 - Toyota FCV Concept Car
  • 1997 - Toyota FCHV-1
  • 1999 - Toyota FCHV-2
  • 2003 - Toyota Fine-S
  • 2003 - Toyota Fine-N
  • 2005 - Toyota Fine-T
  • 2005 - Toyota Fine-X
  • 2014 - Toyota FCV

Volkswagen

  • 2000 - VW Bora Hy-motion
  • 2002 - VW Bora Hy-power
  • 2004 - VW Touran Hy-motion
  • 2007 - Volkswagen Tiguan HyMotion Fuel Cells
  • 2007 - VW Space Up Blue
  • 2008 - VW Passat Lingyu Hymotion
  • 2014 - Volkswagen Golf SportWagen HyMotion Fuel Cells
  • 2018 - Volkswagen Crafter HyMotion
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