PUBLICIDADE

“Aprenda com o melhor”, recomenda Leclerc a Russell na F1

Charles Leclerc, que já correu ao lado de um multicampeão na Ferrari, aconselha George Russell a aproveitar tempo com Hamilton na Mercedes

17 set 2021 11h51
ver comentários
Publicidade
Russell e Leclerc se cumprimentam.
Russell e Leclerc se cumprimentam.
Foto: F1 / Divulgação

Piloto jovem de futuro promissor, campeão da Fórmula 2, que estreia na Fórmula 1 em uma equipe média ou pequena e, depois de apresentar bons resultados, recebe uma oportunidade em uma equipe grande para correr ao lado de um multicampeão. O roteiro é o de George Russell, que vai da Williams para Mercedes no ano que vem, mas também se encaixa perfeitamente com o de Charles Leclerc, que saiu da Alfa Romeo para a Ferrari em 2019. 

Na Ferrari, Leclerc foi companheiro do tetracampeão Sebastian Vettel. Em entrevista ao site da F1, o piloto monegasco foi perguntado se teria algum conselho a dar a George Russell, que será companheiro de Lewis Hamilton no ano que vem. 

“Não tenho muito o que falar ao George, ele sabe o que tem que fazer”, disse Leclerc. “É uma oportunidade incrível para ele e ele está em uma ótima posição, porque, é como minha situação com o Seb [Sebastian Vettel], eu tinha um multicampeão por perto e, para nós jovens, é uma ótima oportunidade de mostrar o que você sabe fazer e aprender com o melhor”. E continuou: “diria só para curtir o tempo que estiver lá e não se colocar muita pressão.” 

Em 2019, Leclerc não só observou e aprendeu com Vettel, como venceu o duelo interno - em que pese o fato de o tetracampeão vir de uma má fase que perdurava desde a metade da temporada anterior. Enquanto Vettel venceu apenas uma corrida naquele ano, Leclerc venceu duas e terminou a temporada 24 pontos à frente do colega mais experiente. 

Sebastian Vettel foi lembrado da situação e questionado se teria alguma dica para Hamilton no convívio com um colega tão mais jovem. “Não sei, Lewis é experiente o bastante, ele não precisa de muitos conselhos. E cada situação é diferente. Acho que quando você corre com um novo companheiro de equipe, você sempre tem algo a aprender de ambas as partes.” 

Vettel relembrou o relacionamento com o próprio com Leclerc no período em que conviveram na Ferrari: “foi assim quando o Charles chegou à equipe e, olhando como foi, eu curti. Sempre fui bem aberto e direto, e descobri um jeito de trabalhar similar no Charles também, então foi tudo bem direto entre nós, o que foi legal.” 

Ainda será necessário aguardar alguns meses para ser possível acompanhar a parceria entre Lewis Hamilton e George Russell na Mercedes. A temporada 2021 tem oito etapas pela frente, sendo a próxima o Grande Prêmio da Rússia, em Sochi, que será realizada entre os dias 24 e 26 de setembro. 

Parabólica
Publicidade
Publicidade