PUBLICIDADE

A Williams é a primeira vítima das regras financeiras da F1

A FIA anunciou que a Williams descumpriu algumas das normas estabelecidas para o controle de gastos estabelecidos para a F1

7 jun 2022 - 12h33
(atualizado às 13h41)
Ver comentários
Publicidade
A Williams foi a primeira equipe a sofrer algum tipo de punição por descumprimento das normas financeiras da F1
A Williams foi a primeira equipe a sofrer algum tipo de punição por descumprimento das normas financeiras da F1
Foto: Williams F1 / Divulgação

O regulamento financeiro da F1, que trata do teto orçamentário e de todos os seus detalhes, fez a sua primeira vítima. Nesta terça, dia 07, a FIA anunciou que a Williams não cumpriu alguns itens estabelecidos pelas normas e seria punida.

Quando da sua inscrição anual, cada time apresenta uma declaração dizendo que tem conhecimento e que concorda com as normas estabelecidas para o campeonato. Até o ano passado, havia o Regulamento Técnico e o Esportivo. Mas começou também a valer o Regulamento Financeiro.

Este documento, que é marcado principalmente pelo estabelecimento do teto orçamentário, também, prevê como os gastos são classificados e apresentados. Além das próprias penalizações por descumprimentos, obviamente. Estas vão de um mero “puxão de orelhas” até à desclassificação do campeonato.

No caso da Williams, a equipe levou uma multa de US$ 25.000,00 mais os custos desembolsados pela FIA para a elaboração do acordo por ter tido uma “brecha procedimental” Mas o que não foi cumprido?

Segundo a FIA, a Williams não cumpriu a letra b) do item 5.1 e a letra e) do item 8.2 que referem-se à documentação financeira. O primeiro diz que deve ser apresentada até 31/03 a documentação financeira completa do ano. Já o segundo item, que lista as “brechas procedimentais”, diz que é considerado um descumprimento “apresentar relatório que é inexato, incompleto ou errôneo”.

Extrato do item 5.1 do Regulamento Financeiro
Extrato do item 5.1 do Regulamento Financeiro
Foto: FIA / Divulgação
Extrato do item 8.2 do Regulamento Financeiro
Extrato do item 8.2 do Regulamento Financeiro
Foto: FIA / Divulgação

Até onde se sabe, este é o único descumprimento até aqui e a Williams cumpriu o prazo para atendimento, além de pagar as multas. Mas poderemos ter outros. Afinal, o regulamento financeiro prevê que a limitação de tempo de atuação para verificação de possíveis descumprimentos é de 5 anos. Ou seja, uma brecha de 2021 poderá ser tratada até 2026. Depois disso, prescreve o fato (item 6.15 do regulamento)

Extrapolando bastante o caso. Como estamos em uma discussão sobre possíveis descumprimentos de teto orçamentário para 2022, que tal chegar à conclusão em 2025 que uma equipe descumpriu o regulamento e isso poderia levar a uma possível desclassificação?

Não é um fato confirmado, mas o que já apareceu é que a FIA tem 5 funcionários para tomar conta desta parte em sua estrutura, além de ter uma firma de auditoria independente para fiscalizar. Ou seja, mais uma situação limite para se deparar...  

Aqui está a integra do anuncio da FIA sobre o descumprimento da Williams.

 

Parabólica
Publicidade
Publicidade