PUBLICIDADE

Parabólica

30 fatos sobre a 500 Milhas de Indianapolis

A Indy 500 forma, ao lado das 24 Horas de Le Mans e do GP de Mônaco de F1, a "tríplice coroa" do automobilismo mundial

29 mai 2021 - 18h36
Compartilhar
Exibir comentários
Carro de Stefan Wilson para a edição de 2021.
Carro de Stefan Wilson para a edição de 2021.
Foto: IMS / Divulgação

1. O Indianapolis Motor Speedway é o autódromo mais antigo do mundo, datado de 1909.

2. A primeira edição da Indy 500 foi em 1911, há 110 anos.

3. Os maiores vencedores da prova são: A. J. Foyt,  Al Unser e Rick Mears, com quatro conquistas.

4. Do grid atual, o maior vencedor é Hélio Castroneves, que venceu em 2001, 2002 e 2009.

Ray Harroun foi o primeiro vencedor da Indy 500.
Ray Harroun foi o primeiro vencedor da Indy 500.
Foto: IMS / Divulgação

5. Em nove oportunidades um calouro venceu:

1911 - Ray Harroun (o primeiro vencedor);

1913 - Jules Goux

1914 René Thomas

1926 - Frank Lockhart

1927 - George Souders

1966 - Graham Hill

2000 - Juan Pablo Montoya

2001 - Hélio Castroneves

2016 - Alexander Rossi

6.  Vitórias por nacionalidade:

70 - Estados Unidos

8 - Grã-Bretanha

7 – Brasil

4 – França

3 – Itália

2 - Países Baixos, Colômbia e Japão

1 - Canadá, Suécia, Nova Zelândia e Austrália

7. Equipes com mais vitórias:

18 - Penske Racing

6 - Andretti Autosport

5 - Lou Moore

4 - Chip Ganassi Racing

3  A.J. Foyt Enterprises, Leader Cards Racing e Patrick Racing

8. Fabricantes de chassis com mais vitórias:

20 – Dallara

7 – Penske

6 - Miller e Watson

5 - Kurtis Kraft e March

4 - Duesenberg, Wetteroth e Panoz/G Force

3 - Deidt, Eagle, McLaren e Lola

Edição da Indy 500 de 2020.
Edição da Indy 500 de 2020.
Foto: IMS / Divulgação

9. O último piloto a vencer a prova e o campeonato foi Dario Franchitti em 2010, isso aconteceu 33 vezes.

10. Nunca um piloto venceu mais de duas edições seguidas.

11. A primeira vitória brasileira foi com Emerson Fittipaldi, em 1989.

12. Offenhauser é o motor mais vitorioso da prova, com 27 triunfos.

13. Em 1965, Jim Clark se tornou o único piloto a vencer a Indy 500 e o mundial de F1 no mesmo ano.

14. Graham Hill, Mario Andretti, Jacques Villeneuve e Emerson Fittipaldi foram os outros pilotos campeões de F1 que venceram a corrida.

Graham Hill recebendo a badeirada da vitória em 1966.
Graham Hill recebendo a badeirada da vitória em 1966.
Foto: IMS / Divulgação

15. Em 1967, A. J. Foyt foi o único piloto a vencer a Indy 500 e a 24 Horas de Le Mans no mesmo ano, sendo que só ele e Graham Hill conseguiram vencer as duas provas.

16. Graham Hill e Juan Pablo Montoya foram os únicos a vencerem a Indy 500 e o GP de Mônaco.

17. Graham Hill é o único piloto a vencer a tríplice coroa do automobilismo.

18. A vitória de Graham Hill é contestada até hoje. Em uma época aonde a contagem de voltas era manual, muito se diz que Jim Clark e até Gordon Johncock possam ter sidos os vencedores da prova, e por um erro os fiscais "roubaram" uma volta deles.

19. A Mercedes-Benz é a única montadora (construtor e motor) a conquistar a tríplice coroa do automobilismo, tendo uma vitória na Indy 500 em 1915.

20. Além da Mercedes-Benz, a McLaren é a outra construtora a vencer a tríplice coroa, tendo três vitórias na Indy 500, em 1972, 1974 e 1976.

21. A. J. Foyt em 1964, 1967 e 1977 e Louis Meyer em 1933 e 1936 foram os únicos a vencer como piloto e dono de equipe simultaneamente.

Hélio Castroneves em sua primeira vitória, em 2001.
Hélio Castroneves em sua primeira vitória, em 2001.
Foto: IMS / Divulgação

22. Hélio Castroneves foi o único piloto a vencer como calouro e em seu segundo ano na prova (2001 e 2002).

23. Al Unser é o piloto que mais liderou voltas na história da prova, ao todo foram 644 voltas.

24. Tony Kanaan tem o recorde de voltas lideradas por edições consecutivas, ao todo foram 14 (2002-2018).

25. Dan Wheldon é até hoje o único piloto a vencer a prova liderando apenas uma volta, fato que aconteceu em 2011. Além desta, apenas em 2006 tivemos mudança de liderança na última volta.

26. Ralph DePalma liderou 196 das 200 voltas em 1912 e acabou não vencendo a prova.

27. Entre 1950 e 1960, a Indy 500 fez parte do calendário da F1, sendo que raramente algum europeu competia na prova.

A Ferrari se aventurou em Indianapolis na edição de 1952.
A Ferrari se aventurou em Indianapolis na edição de 1952.
Foto: Divulgação

28. A única equipe europeia que correu na Indy 500 no período de 1950 até 1960 foi a Ferrari, que levou carros em 1952, mas não teve muito sucesso: Alberto Ascari acabou se qualificando para as corridas, mas abandonou logo no início.

29. A tradição de tomar leite para comemorar a vitória surgiu com Louis Meyer, quando ganhou a prova em 1936. Um dos executivos da companhia de laticínios Milk Foundation viu a foto deste momento na seção de esportes de um jornal no dia seguinte e convenceu a empresa a patrocinar a disputa, desde então, tirando o período de 1947 até 1955, todos os vencedores beberam leite.

30. A família Andretti é muito tradicional na categoria, mas a vitória de Mario, em 1969, é a única da família na prova. Em 2006, Marco, neto de Mario, perdeu a vitória para Sam Hornish Jr., na reta de chegada.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade