PUBLICIDADE

Volkswagen oficializa linha GTX para esportivos elétricos

Com apresentação prevista para dia 28 de abril, Volkswagen ID.4 GTX será o primeiro modelo da nova linha; SUV terá cerca de 300 cv

19 abr 2021
0comentários
Publicidade
 Nova marca GTX identificará modelos esportivos elétricos da Volkswagen.
Nova marca GTX identificará modelos esportivos elétricos da Volkswagen.
Foto: VW

A Volkswagen oficializou nesta sexta (16) a chegada da marca GTX. A nova sigla identificará as versões esportivas dos modelos elétricos da família ID, que atualmente é formada pelo hatch ID.3 e pelo SUV ID.4. Além disso, a marca alemã revelou a data de lançamento do ID.4 GTX, que será apresentado no dia 28 de abril. O SUV será o primeiro modelo da nova linha esportiva elétrica da montadora.

De acordo com a Volkswagen, a sigla GTX será uma espécie de GTI para carros elétricos. Para isso, os modelos GTX terão modificações visuais e na motorização, para se destacarem das demais versões. Na parte estética, os modelos terão detalhes esportivos e uma assinatura de luzes própria da linha.

Na parte de motorização, os modelos GTX terão um desempenho superior às versões convencionais. Além do motor elétrico localizado no eixo traseiro, que já equipa as configurações de entrada dos ID.3 e ID.4, a linha GTX terá um motor elétrico adicional, localizado no eixo dianteiro. Com isso, todos os modelos GTX terão tração integral.

SUV elétrico Volkswagen ID.4 será o primeiro modelo a ganhar versão esportiva GTX.
SUV elétrico Volkswagen ID.4 será o primeiro modelo a ganhar versão esportiva GTX.
Foto: VW

Esse motor extra é acionado inteligentemente em milésimos de segundo, quando for necessária uma performance maior ou uma tração mais forte. Outro destaque é o novo modo de condução "Traction", que mantém a tração integral sempre ativada. Para o novo Volkswagen ID.4 GTX é esperado o mesmo conjunto utilizado na versão topo de linha do recém-lançado Audi Q4 e-tron, que oferece 299 cv e 460 Nm de torque. A autonomia também deve ser semelhante, com um alcance em torno de 520 km. 

Além dos já lançados ID.3 e ID.4, há rumores de que a Volkswagen pretende lançar ao menos mais quatro modelos da família ID. Dentre as especulações, eles seriam um modelo de entrada (ID.2), um sedã ou perua elétricos (ID.5), um SUV de sete lugares (ID.6), e uma sucessora espiritual da Kombi (ID.Buzz). Para o Brasil, o primeiro modelo a ser lançado será o SUV ID.4, que chegará importado ao país.

Volkswagen ID.4 será o primeiro modelo elétrico da marca a chegar ao Brasil.
Volkswagen ID.4 será o primeiro modelo elétrico da marca a chegar ao Brasil.
Foto: VW

Com planos de se tornar neutra em emissões de carbono até 2050, a Volkswagen tem apostado cada vez mais em modelos elétricos. O objetivo é aumentar a participação dos carros puramente elétricos na Europa para 70% das vendas até 2030. Para isso, a marca alemã investirá cerca de 16 bilhões de euros em mobilidade elétrica, hibridização e digitalização até 2025.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade