PUBLICIDADE

Toyota Mirai bate recorde e roda 1.360 km com um só tanque

Movido a hidrogênio, Toyota Mirai também estabeleceu novo recorde entre veículos zero emissão. Confira dicas para economizar combustível

14 out 2021 06h00
ver comentários
Publicidade
Toyota Mirai no Livro dos Recordes
Toyota Mirai no Livro dos Recordes
Foto: Toyota/Divulgação

O Toyota Mirai 2021 entrou para o Guinness World Records por ter atingido a distância mais longa de um veículo elétrico de célula de combustível de hidrogênio sem reabastecimento. O Mirai alcançou a inédita marca de 1.360 km (845 milhas), após ser abastecido completamente de hidrogênio por cinco minutos em uma viagem de ida e volta pelo sul da Califórnia, nos EUA. O recorde do Toyota Mirai também estabelece um novo marco de distância para veículos com emissão zero.

O feito foi realizado em agosto deste ano, e a tentativa de recorde oficial foi monitorada de perto pelo Guinness World Records, seguindo suas regras rígidas e procedimentos de documentação. Em uma jornada de dois dias com foco na eficiência, o Mirai registrou impressionantes 152 MPGe (milhas por galão equivalente) com água como única emissão. O número equivale a 64,62 km/l de gasolina.

Toyota Mirai: alcance de 1.360 km
Toyota Mirai: alcance de 1.360 km
Foto: Toyota/Divulgação

Ao final da viagem, o Mirai consumiu um total de 5,65 kg de hidrogênio e passou por um total de 12 estações de hidrogênio ao longo das rotas de movimentação sem reabastecimento. O Mirai foi conduzido principalmente durante o trânsito da hora do rush em temperaturas entre 18º C e 28º C. Ele emitiu zero CO2, enquanto um veículo com motor de combustão interna padrão teria emitido cerca de 664 libras de CO2 na mesma distância.

“Em 2016, o Toyota Mirai foi o primeiro veículo elétrico de célula de combustível disponível para venda no varejo na América do Norte, e agora a segunda geração do Mirai está estabelecendo recordes de distância”, disse Bob Carter, vice-presidente executivo da Toyota Motor North America. Recentemente, o Mirai também conquistou o prêmio 10 Best Engine & Propulsion Systems, da Ward’s Automotive.

Toyota Mirai é movido a hidrogênio
Toyota Mirai é movido a hidrogênio
Foto: Toyota/Divulgação

Os resultados foram alcançados por motoristas experientes em técnicas de condução de longa distância que otimizaram o desempenho do Mirai sob condições climáticas e de direção específicas. Eles também aproveitaram algumas dicas básicas de direção com baixo consumo de combustível que qualquer motorista pode praticar. Confira:

Manutenção e Preparo

  • Realize todas as manutenções preventivas. Um motor mal ajustado pode afetar a economia de combustível.
  • Garanta o alinhamento correto das rodas.
  • Verifique a pressão dos pneus, pois com pressão insuficiente podem interferir negativamente na economia de combustível.
  • Remova a carga, quanto mais leve, melhor.

Técnicas de Condução

  • Evite acelerações rápidas ou frenagens fortes.
  • Evite dirigir em velocidades mais altas.
  • Minimize o funcionamento de acessórios mecânicos e elétricos, por exemplo, ar-condicionado.
Guia do Carro
Publicidade
Publicidade