Teste: JAC T80 satisfaz quem procura um SUV grande
O maior SUV da marca chinesa tem bom desempenho e leva até sete passageiros, mas seu consumo é alto
A grande procura por SUVs nos últimos tempos aponta pela preferência dos compactos, que, além da versatilidade e conveniência, têm um custo de aquisição mais acessível. Os SUVs grandes, no entanto, continuam na lista de desejos de muitos. Além dos tradicionais, há as opções um tanto alternativas, como é o caso dos chineses. O JAC T80 é um desses casos.
Aquela ideia inicial de qualidade inferior dos produtos chineses vem sendo revertida por bons lançamentos e o mesmo se pode dizer em relação à sua aparência. O JAC T80 é todo visualmente adaptado ao gosto ocidental, ou seja, em outras palavras, é realmente muito bonito.
Poucas são as ressalvas em relação a veículo, que custa R$ 149.990 (R$ 151.990 com os opcionais, teto solar e som premium) e briga na faixa do VW Tiguan e do conterrâneo Lifan X80. Como diferencial do rival chinês, o T80 tem a terceira fileira de bancos reversíveis, que aumenta a sua capacidade para sete passageiros (os dois extra sem muito conforto) e reduz drasticamente o volume do porta-malas. Os bancos da segunda fileira são deslizantes e reclináveis.
Esse, no entanto, é o dilema de todo sete lugares, bom para viagem para até cinco passageiros, quebrando o galho para sete, apenas para curtos percursos. Uma alternativa legal para viagem com sete pessoas dentro da legalidade é que duas delas sejam crianças e que se utilize um bagageiro de teto homologado.
A dirigibilidade do JAC T80 chega a surpreender. O motor 2.0 turbo de 210 cv e o câmbio DCT de seis marchas oferecem ótimo desempenho, apenas ressaltando que a resposta ao acelerador não é muito progressiva, com um certo atraso e posterior forte “empurrão” para a frente.
A ergonomia para o motorista é boa, com muitos comandos e sistemas disponíveis, só que com mais um “porém”: com regulagem do volante apenas na altura, a falta de uma regulagem na distância é muito sentida, às vezes impedindo encontrar a posição perfeita de dirigir.
Item | conceito |
nota (1 a 5) |
---|---|---|
Desempenho | bom | 3 |
Consumo | médio | 2 |
Segurança | ótimo | 5 |
Conectividade | bom | 3 |
Conforto | ótimo | 5 |
Pacote de Série | bom | 3 |
Usabilidade | bom | 3 |
Veredicto | bom | 3.4 |
O JAC T80 é recheado de bons equipamentos, como sistema keyless, com fechamento dos vidros e rebatimento dos retrovisores no travamento, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré e câmera 360 graus. Os bancos dianteiros têm aquecimento e refrigeração, o do motorista também com massageador. Teto solar e som Infinity são opcionais, elevando o preço do carro para R$ 151.990.
O que é novo
- Motor 2.0 turbo 16V DOHC de 210 cv.
- Bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração.
- Painel de instrumentos totalmente digital.
O que nós gostamos
- Espaço interno.
- Desempenho.
- Possibilidade de dois passageiros na terceira fileira.
O que pode melhorar
- O ajuste de profundidade do volante faz muita falta.
- Conectividade com smartphone.
- Harmonia entre motor e transmissão.
Os números
- Preço: R$ 144.990
- Motor: 2.0 turbo
- Potência: 210 cv a 5.000 rpm
- Torque: 300 Nm a 1.800 rpm
- Câmbio: 6 marchas DCT
- Comprimento: 4,790 m
- Largura: 1,900 m
- Altura: 1,760 m
- Entre-eixos: 2,750 m
- Vão livre do solo: 220 mm
- Peso: 1.775 kg
- Pneus: 235/60 R18
- Porta-malas: 500 litros (5 lugares)
- Tanque: 64 litros
- 0-100 km/h: 9s2
- Velocidade máxima: 217 km/h
- Consumo cidade: 7,9 km/l
- Consumo estrada: 10,4 km/l
- Emissão de CO2: 150 g/km