PUBLICIDADE

Teste: JAC T80 satisfaz quem procura um SUV grande

O maior SUV da marca chinesa tem bom desempenho e leva até sete passageiros, mas seu consumo é alto

17 out 2019 - 12h13
Compartilhar
Exibir comentários
O JAC T80 confirma a incrível melhora de qualidade dos SUVs chineses.
O JAC T80 confirma a incrível melhora de qualidade dos SUVs chineses.
Foto: Divulgação

A grande procura por SUVs nos últimos tempos aponta pela preferência dos compactos, que, além da versatilidade e conveniência, têm um custo de aquisição mais acessível. Os SUVs grandes, no entanto, continuam na lista de desejos de muitos. Além dos tradicionais, há as opções um tanto alternativas, como é o caso dos chineses. O JAC T80 é um desses casos.

Aquela ideia inicial de qualidade inferior dos produtos chineses vem sendo revertida por bons lançamentos e o mesmo se pode dizer em relação à sua aparência. O JAC T80 é todo visualmente adaptado ao gosto ocidental, ou seja, em outras palavras, é realmente muito bonito.

Poucas são as ressalvas em relação a veículo, que custa R$ 149.990 (R$ 151.990 com os opcionais, teto solar e som premium) e briga na faixa do VW Tiguan e do conterrâneo Lifan X80. Como diferencial do rival chinês, o T80 tem a terceira fileira de bancos reversíveis, que aumenta a sua capacidade para sete passageiros (os dois extra sem muito conforto) e reduz drasticamente o volume do porta-malas. Os bancos da segunda fileira são deslizantes e reclináveis.

Como um bom SUV, seu vão livre do solo é de 220 mm.
Como um bom SUV, seu vão livre do solo é de 220 mm.
Foto: Divulgação

Esse, no entanto, é o dilema de todo sete lugares, bom para viagem para até cinco passageiros, quebrando o galho para sete, apenas para curtos percursos. Uma alternativa legal para viagem com sete pessoas dentro da legalidade é que duas delas sejam crianças e que se utilize um bagageiro de teto homologado.

A dirigibilidade do JAC T80 chega a surpreender. O motor 2.0 turbo de 210 cv e o câmbio DCT de seis marchas oferecem ótimo desempenho, apenas ressaltando que a resposta ao acelerador não é muito progressiva, com um certo atraso e posterior forte “empurrão” para a frente.

A ergonomia para o motorista é boa, com muitos comandos e sistemas disponíveis, só que com mais um “porém”: com regulagem do volante apenas na altura, a falta de uma regulagem na distância é muito sentida, às vezes impedindo encontrar a posição perfeita de dirigir.

JAC T80 2.0 TURBO
Item conceito

nota

(1 a 5)

Desempenho bom 3
Consumo médio 2
Segurança ótimo 5
Conectividade bom 3
Conforto ótimo 5
Pacote de Série bom 3
Usabilidade bom 3
Veredicto bom 3.4

O JAC T80 é recheado de bons equipamentos, como sistema keyless, com fechamento dos vidros e rebatimento dos retrovisores no travamento, freio de estacionamento elétrico, câmera de ré e câmera 360 graus. Os bancos dianteiros têm aquecimento e refrigeração, o do motorista também com massageador. Teto solar e som Infinity são opcionais, elevando o preço do carro para R$ 151.990.

O que é novo

  • Motor 2.0 turbo 16V DOHC de 210 cv.
  • Bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração.
  • Painel de instrumentos totalmente digital.

O que nós gostamos

  • Espaço interno.
  • Desempenho.
  • Possibilidade de dois passageiros na terceira fileira.

O que pode melhorar

  • O ajuste de profundidade do volante faz muita falta.
  • Conectividade com smartphone.
  • Harmonia entre motor e transmissão.

Os números

  • Preço: R$ 144.990 
  • Motor: 2.0 turbo 
  • Potência: 210 cv a 5.000 rpm 
  • Torque: 300 Nm a 1.800 rpm 
  • Câmbio: 6 marchas DCT
  • Comprimento: 4,790 m
  • Largura: 1,900 m
  • Altura: 1,760 m
  • Entre-eixos: 2,750 m
  • Vão livre do solo: 220 mm
  • Peso: 1.775 kg 
  • Pneus: 235/60 R18
  • Porta-malas: 500 litros (5 lugares)
  • Tanque: 64 litros
  • 0-100 km/h: 9s2
  • Velocidade máxima: 217 km/h
  • Consumo cidade: 7,9 km/l
  • Consumo estrada: 10,4 km/l
  • Emissão de CO2: 150 g/km
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade