PUBLICIDADE

Guia do Carro

Stock Car faz primeiro teste com os novos Corolla e Cruze

Estreia dos novos carros V8 foi no Velo Città, teve fogo saindo do escapamento e até selfie de Ingo Hoffmann. Veja galeria com 22 fotos

1 mar 2020 - 09h30
Compartilhar
Exibir comentários
O Velo Città abrigou o primeiro dia de testes dos novos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze da Stock Car.
O Velo Città abrigou o primeiro dia de testes dos novos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze da Stock Car.
Foto: Duda Bairros / Divulgação

Os novíssimos Toyota Corolla V8 e Chevrolet Cruze V8, que competirão na temporada 2020 da Stock Car, foram para a pista pela primeira vez na última sexta-feira (28 de fevereiro). Foi um dia inteiro de testes fechados no Autódromo Velo Città, em Mogi das Cruzes (SP), com a presença de engenheiros e todos os chefes de equipe da categoria. Os carros foram conduzidos pelos dois pilotos de testes da Stock Car, Vitor Genz e Beto Monteiro, e também pelo supercampeão Ingo Hoffmann, que ganhou o teste como presente de aniversário.

“Tanto o novo Corolla quanto o novo Cruze estão muito bem nascidos”, disse Vitor Genz. “São carros de competição de alto nível e vão ser protagonistas de uma grande temporada.” Para Vitor, que competiu na Stock Car entre 2013 e 1028, os carros “são muito potentes, têm um som incrível e já estão próximos do acerto para serem rápidos nas curvas”. O piloto de testes gostou especialmente da resposta dos carros recém-nascidos: “Suas reações neste primeiro dia foram muito boas”.

Na traseira, destaque para o grande aerofólio, para garantir o equilíbrio dos carros nas curvas.
Na traseira, destaque para o grande aerofólio, para garantir o equilíbrio dos carros nas curvas.
Foto: Duda Bairros / Divulgação

Depois de vários anos correndo com uma carroceria que fazia apenas uma silhueta dos carros, porém totalmente de fibra e com o chassi tubular, a Stock Car inicia uma nova fase nesta temporada. Com o objetivo de deixar os carros o mais próximos possível dos carros de rua, a categoria criou um novo carro que utiliza várias partes das carrocerias monobloco das novas gerações do Toyota Corolla e do Chevrolet Cruze. Dessa forma, o carro é um misto de veículo de passeio com chassi de competição – uma fórmula que deve ser mais empolgante para o público e que proporciona interesse por parte das montadoras. Os apêndices aerodinâmicos são feitos de material compósito.

“Ficamos satisfeitos com os primeiros parâmetros de equilíbrio em termos de desempenho dos dois modelos, que era nossa meta”, destacou Carlos Col, principal dirigente da Stock Car. “Os dois modelos andaram quilometragens similares e com os dois pilotos de testes convidados pela organização. Dessa forma pudemos colher dados importantes para evoluir ainda mais os carros. Estamos no caminho certo.” Com essas modificações, Col conseguiu trazer a Toyota para o Campeonato Brasileiro de Stock Car e foi buscar nos EUA os dois blocos V8 que equiparão o Corolla e o Cruze.

Fogo saindo do escapamento do Chevrolet Cruze: mais uma atração para a temporada 2020.
Fogo saindo do escapamento do Chevrolet Cruze: mais uma atração para a temporada 2020.
Foto: Duda Bairros / Divulgação

Os testes começaram cedo e atravessaram o dia. O trabalho duro ficou a cargo dos pilotos Vitor Genz e Beto Monteiro, mas houve espaço também para que Ingo Hoffmann – o maior campeão da categoria, com 12 títulos – também acelerasse na pista. Ingo estava tão feliz com o presente que fez até selfie com os novos carros. Durante os testes foi possível ver a beleza dos carros e o fogo saindo dos escapamentos em algumas ocasiões, coisa que não acontecia antes. Todos esses elementos somados à identidade visual dos carros de rua aumentam a expectativa para a corrida de abertura da temporada, dia 29 de março, em Goiânia.

Foi um dia de intenso trabalho para os mecânicos da Stock Car: resultado aprovado por pilotos e direção.
Foi um dia de intenso trabalho para os mecânicos da Stock Car: resultado aprovado por pilotos e direção.
Foto: Duda Bairros / Divulgação

O trabalho de desenvolvimento continuará na semana que vem em outro circuito, que a direção da Stock Car ainda definirá. “Testamos no Velo Città alguns parâmetros e vamos seguir com o programa na semana que vem para coletar outros dados”, disse Carlos Col. “Estamos trabalhando para manter a categoria no patamar que conquistou, como uma das mais competitivas do mundo.”

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade