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Polo GTS provoca reações de amor e ódio à Volkswagen

GTS significa Grã-Turismo Sport. Por causa disso, muitos fãs esperavam um carro mais nervoso do que a Volks entregou

30 jan 2020 - 12h08
(atualizado às 12h22)
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Polo GTS: potência de esportivo e suspensão de esportivado:

A Volkswagen trouxe de volta a mística sigla GTS, que esteve presente em seus carros do passado, como o Gol e o Passat. A reestreia foi no Polo, que já avaliamos na estrada e na pista do Velo Città (veja o vídeo). O próximo a chegar, em breve, será o Virtus GTS. Porém, a reação dos fãs não foi apenas de amor, como esperava a Volkswagen: foi de amor e ódio. Isso porque GTS significa Grã-Turismo Sport e, para muitos, o fabricante alemão não respeitou a tradição. Será?

Antes de entrarmos nesse mérito, vale lembrar uma frase famosa do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe. No capítulo XI, a raposa diz para o Pequeno Príncipe: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. A raposa ensinava ao menino o que significava o termo cativar: 

“Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…”

Polo GTS: reações de amor e ódio dos fãs de carros Grã-Turismo Sport.
Polo GTS: reações de amor e ódio dos fãs de carros Grã-Turismo Sport.
Foto: VW / Divulgação

Pois bem, o que a Volkswagen fez com os antigos Gol GTS e Passat GTS foi cativar esse público que queria algo mais nos carros. Aquela potência extra, aquela pegada esportiva. E o Polo GTS, na verdade, entrega tudo isso. Porém, isso não significa que a grife GTS seja a promessa de um carro verdadeiramente esportivo. Isso o Polo GTS mostrou que não é quando o dirigimos na estrada e na pista. Na verdade, o Polo GTS trouxe modificações mecânicas na suspensão, mas foram feitas apenas para atender às exigências de um motor mais potente, no caso o 1.4 TSI em comparação ao 1.0 TSI das versões Highline e Comfortline.

A grita foi -- e está sendo -- forte. Em círculos de fãs de carros, a Volkswagen está sendo acusada de apenas fazer uma maquiagem no Polo e vendê-lo como esportivo. É uma exagero, pois é preciso lembrar que a sigla GTS não é a esportiva da Volks, e sim as siglas GTI e R. Mesmo o Golf GTI, apesar de ser um esportivo, não é excessivamente duro, não tem câmbio manual, como exigem os puristas. Que, evidentemente, lembram-se do Gol GTI dos anos 80 e 90 que os cativaram, como a raposa e o príncipe, mutuamente.

Polo GTI: motor de 200 cv e maior esportividade, mas só tem na Europa.
Polo GTI: motor de 200 cv e maior esportividade, mas só tem na Europa.
Foto: VW / Divulgação

Esportivo mesmo, na grife Volkswagen, daqueles que você pode levar para a pista e treinar suas qualidades de piloto, só os carros R. Na linha R, a Volkswagen tem o Golf, mas não o Polo. Este, só está disponível na versão GTI. Aí sim, um esportivo mais ao gosto dos puristas. Afinal, o Polo GTI tem motor 2.0 de 200 cv. Por enquanto, ele não virá para o Brasil. Motivo? Não há mercado, segundo a Volkswagen. Que, entretanto, precisa ter sempre isso em conta: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

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