PUBLICIDADE

Placa Mercosul já está disponível no Brasil inteiro

Modelo tem 450 milhões de combinações e pode valer por mais de 100 anos, segundo projeção do governo

19 fev 2020 - 18h30
Compartilhar
Exibir comentários
As novas placas poderão durar 100 anos com as 450 milhões de combinações.
As novas placas poderão durar 100 anos com as 450 milhões de combinações.
Foto: Serpro / Divulgação

A nova Placa de Identificação Veicular (PIV) com o padrão Mercosul já está disponível em todos os Estados brasileiros e também no Distrito Federal. A informação foi dada pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Nesta primeira etapa, a nova placa passa a ser obrigatória nos seguintes casos: primeiro emplacamento de automóveis novos; para proprietários de veículos que já tem a placa antiga (placa cinza) mas precisam alterar o município ou estado; se houver necessidade de uma nova placa por motivo de roubo, furto, dano ou extravio.

O governo federal não estabeleceu preço único para a nova placa. Cabe aos Detrans estaduais e do Distrito Federal credenciar empresas capacitadas para estampar e para vender ao consumidor final. Segundo o Serpro, 5 milhões de veículos já usam a nova placa Mercosul.

O diferencial da nova placa em relação ao modelo cinza atualmente utilizado são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação. O QR Code funciona como uma impressão digital eletrônica da placa veicular, possuindo uma assinatura exclusiva emitida pelo Serpro que possibilita que smartphones façam a leitura do código e acessem um número serial, que é uma espécie de CPF da placa. 

A adoção do novo modelo também resolve o problema da falta de combinações de caracteres para as placas do país, que acabariam em poucos anos. O novo modelo, com quatro letras e três números, permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode valer por mais de cem anos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade