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Novo Porsche 911 Turbo S tem 650 cv e custa R$ 1,3 milhão

Com uma potência sem precedentes e um novo motor 3.8 biturbo, o 911 Turbo S faz de 0-100 km/h em 2,7 segundos. Saiba tudo que mudou

3 mar 2020 - 12h37
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A nova família 911 Turbo S esta pronta, mas o Cabriolet não tem data para chegar.
A nova família 911 Turbo S esta pronta, mas o Cabriolet não tem data para chegar.
Foto: Porsche / Divulgação

Chegou mais um carro do seletíssimo “Clube dos 3 Segundos” (modelos que vão de 0-100 abaixo desse marca). A Porsche apresentou o 911 Turbo S de nova geração com uma potência sem precedentes. O novo 911 topo de linha está sendo lançado nas versões Coupé e Cabriolet, ambas impulsionadas por um novo motor boxer 3.8 com dois turbocompressores com geometria variável, que entrega 650 cv, ou seja, 70 cavalos a mais do que seu antecessor. O torque máximo agora atinge 800 Nm (um aumento de 50 Nm). A transmissão de dupla embreagem, específica para o Turbo, reduziu a aceleração de 0-100 km/h para 2,7 segundos (uma queda de 2 décimos de segundo). Já a velocidade máxima se manteve inalterada: 330 km/h. Precisa mais?

O 911 Turbo S Coupé estará disponível no Brasil para encomenda a partir de abril com o preço de R$ 1.329.000. A versão Cabriolet ainda não tem data de disponibilidade confirmada pela Porsche. O carro mudou na mecânica e no visual. A nova dianteira com entradas de ar maiores tem dois módulos luminosos dianteiros, assim como faróis de LED de série com insertos escuros. O defletor dianteiro reprojetado, extensível por um sistema pneumático, e a asa traseira maior, geram downforce 15% maior. O novo visual traseiro traz ponteiras retangulares do escapamento em preto com alto brilho, típicas do Turbo.

O interior traz o máximo em esportividade e a tela multimídia ficou maior.
O interior traz o máximo em esportividade e a tela multimídia ficou maior.
Foto: Porsche / Divulgação

As dimensões do 911 Turbo S foram aumentadas significativamente: a carroceria agora está 4,5 cm mais larga acima do eixo dianteiro (1,840 m) e a largura total é de 1,900 m sobre o eixo traseiro (um aumento de 2 cm). Bitolas modificadas, aerodinâmica ainda mais desenvolvida e novos pneus com dimensões diferenciadas na frente e na traseira melhoraram a agilidade e esportividade do carro. A bitola do eixo dianteiro agora está 4,2 cm mais larga -- e 1 cm mais larga no eixo traseiro. A aerodinâmica adaptativa agora inclui flaps para o ar de resfriamento controlados na dianteira, enquanto a asa traseira (maior) foi projetada para gerar mais força vertical. 

Pela primeira vez, o 911 Turbo S transfere sua força para a estrada usando pneus de tamanhos diferentes: 255/35 R20 na dianteira e 315/30 R21 na traseira. Novas opções de equipamentos incluem o chassi esportivo Porsche Active Suspension Management (com  gerenciamento ativo da suspensão), que foi rebaixado em 1 cm e o sistema de escapamento esportivo com flaps ajustáveis, que dá ao carro um som diferenciado.

O novo motor do 911 Turbo S é baseado na atual geração do 911 Carrera. Ele apresenta um sistema reprojetado de resfriamento do ar, turbocompressores (com geometria da turbina variável) maiores num layout simétrico com flaps do wastegate (válvula de alívio para excesso de pressão) ajustáveis, assim como o uso de injetores piezoelétricos, que, segundo a Porsche, melhorou o desempenho do carro nas respostas, potência, torque, emissões e limite de rotações.

O novo 911 Turbo S acelera de 0-100 km/h em apenas 2,7 segundos.
O novo 911 Turbo S acelera de 0-100 km/h em apenas 2,7 segundos.
Foto: Porsche / Divulgação

O novo motor de seis cilindros é alimentado por meio de um novo sistema de admissão. Nessa fase, o anterior direcionamento do ar utilizado pelo motor e o resfriamento do ar para alimentação foi modificado: parte do ar para o motor agora flui através das entradas de ar Turbo nas laterais traseiras. À frente dos filtros de ar, agora localizados nos para-lamas traseiros, dois outros dutos também foram adicionados, através da grade da tampa traseira. Isto significa que o novo 911 Turbo S tem quatro entradas de ar com uma maior seção transversal e menor resistência, melhorando a eficiência do motor. Dois turbocompressores simétricos com geometria variável da turbina (VTG) e maiores dimensões substituem os componentes usados anteriormente, com os rotores do compressor e da turbina agora girando em direções opostas. O diâmetro dos rotores das turbinas aumentou 5 milímetros, para 5,5 cm, enquanto o rotor do compressor, de 6,1 cm, agora é 3 milímetros maior. Os flaps do wastegate (válvula de alívio) agora são controlados eletricamente, com motores de passo (motores que dividem a rotação em um número determinado de passos).

Na prova de 0-200 km/h, o 911 Turbo S baixou 1 segundo, graças ao novo motor 3.8.
Na prova de 0-200 km/h, o 911 Turbo S baixou 1 segundo, graças ao novo motor 3.8.
Foto: Porsche / Divulgação

Na arrancada de 0-200 km/h o carro atingiu a marca de 8,9 segundos. Portanto, nessa prova, o novo 911 Turbo S é 1 segundo mais rápido que seu antecessor. Graças à tração integral aperfeiçoada, a caixa de transferência pode distribuir mais torque entre os eixos -- até 500 Nm podem ser transferidos para as rodas dianteiras. A nova geração do chassi PASM de série também está mais esportiva. 

No interior, os equipamentos de série incluem acabamento de couro e detalhes em carbono com toques em prata. Os bancos esportivos, ajustáveis em 18 regulagens, trazem costuras que homenageiam o primeiro 911 Turbo (tipo 930). Elementos gráficos de bom gosto e logos no conjunto de instrumentos completam os detalhes do Turbo S. A tela central agora tem 10,9” e pode ser operada rapidamente e sem distrações, graças ao seu novo layout. Outros itens de série são o volante esportivo GT, o pacote Sport Chrono com o novo aplicativo Porsche Track Precision integrado e o sistema de som Bose Surround.

Guia do Carro
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