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Novo Peugeot 208 estreia em setembro com foco na segurança

Peugeot promete pacote de segurança mais completa do segmento. Hatch compacto será lançado dia 8 de setembro. Conheça Drive Assist do 208

20 ago 2020 - 15h01
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Alerta e correção de permanência em faixa.
Alerta e correção de permanência em faixa.
Foto: PSA / Divulgação

O novo Peugeot 208 será lançado no dia 8 de setembro no Brasil. No dia seguinte faremos a primeira avaliação do carro. A nova geração do hatch compacto terá foco na segurança. Segundo a montadora, o novo 208 contará com o Driver Assist, um conjunto de tecnologias de segurança inédito para o segmento e disponível somente em categorias superiores. O carro tem sido bastante aguardado devido ao seu design, que agradou os consumidores europeus, mas também pelo conjunto da obra. 

No Brasil, ele terá duas versões: uma convencional, com motor 1.6 aspirado, e outra totalmente elétrica. A Peugeot não divulgou o desempenho do novo 208 com motor 1.6. Já a versão elétrica, batizada de 208 e-GT, terá 136 cv de potência e 260 Nm de torque. Nessa configuração, ele acelera de 0-100 km/h em 8,1 segundos. As tecnologias que vêm no Driver Assist são as seguintes.

Alerta de colisão - Avisa o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo da situação detectada e do nível de alerta configurado pelo motorista, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos.

Sistema de frenagem de emergência em caso de colisão iminente.
Sistema de frenagem de emergência em caso de colisão iminente.
Foto: PSA / Divulgação

Frenagem de emergência - O sistema automático entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão caso o motorista não tenha a ação esperada após os alertas de colisão, ou no caso de uma situação súbita de risco de choque. Baseado nas imagens captadas por uma câmera na parte superior do para-brisa, a frenagem automática de emergência atua diretamente nos freios do veículo caso seja detectado o risco de atropelamento ou de batida contra outro carro (rodando na mesma direção ou estacionado).

Auxílio de farol alto para comodidade e segurança em viagens noturnas.
Auxílio de farol alto para comodidade e segurança em viagens noturnas.
Foto: PSA / Divulgação

Auxílio de farol alto - A câmera de vídeo situada no alto do para-brisa também é utilizada no sistema de ativação automática do facho alto dos faróis. Com ela, o dispositivo tem a capacidade de captar, processar, interpretar e diferenciar as mais variadas fontes luminosas à frente do carro. Assim, o sistema de iluminação alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa em função do ambiente. Na prática, ele desativa o farol alto ao detectar veículos no sentido da via ou oposto, voltando a elevar o facho quando a situação assim permitir.

Reconhecimento de placas de velocidade - A câmera de vídeo situada no alto do para-brisa efetua a leitura das placas de velocidade máxima permitida na via. O sistema, então, exibe uma apresentação gráfica da placa no painel de instrumentos (em paralelo, ele também utiliza as informações sobre limites de velocidade contidas nos mapas do sistema de navegação). De alta precisão, o recurso difere as sinalizações destinadas a automóveis (veículos leves) daquelas específicas para veículos pesados.

Reconhecimento de placas de velocidade reduz o risco e evita multas.
Reconhecimento de placas de velocidade reduz o risco e evita multas.
Foto: PSA / Divulgação

Detector de fadiga - O sistema avalia o tempo ininterrupto de condução, a velocidade e o comportamento dinâmico do carro. Se o sistema entender que o motorista está desatento ou viajando por mais de duas horas em velocidades superiores a 65 km/h, um alerta é deflagrado orientando o condutor a fazer uma pausa. 

VisioPark 180° - Quando engatada a marcha à ré, o sistema multimídia mostra na tela imagens captadas pela câmera de ré, instalada na traseira do carro. Para permitir uma manobra fácil, precisa, rápida e segura, estas imagens são exibidas em três diferentes modos de visualização: Zoom, Standard e 180°, que se revezam de maneira complementar e automática nas diferentes fases da manobra.

Assistente de estacionamento: um luxo para um hatch compacto.
Assistente de estacionamento: um luxo para um hatch compacto.
Foto: PSA / Divulgação

Alerta e correção de mudança de faixa - O veículo é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisa capaz de reconhecer as linhas (contínuas ou seccionadas) da estrada. É com base no processamento dessas imagens que um alerta é emitido no caso de transposição involuntária das demarcações -- tanto das faixas de rolagem como das bordas da via.

O sistema funciona em velocidades superiores a 60 km/h e o alerta é do tipo sonoro e visual. Mais do que o aviso, o sistema promove uma correção na trajetória do veículo: assim que o sistema identifica risco de ultrapassagem involuntária da sinalização de solo, a direção é automaticamente corrigida para manter o carro dentro dos limites da faixa de rolamento.

Guia do Carro
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