JAC aposta no custo-benefício do novo SUV elétrico E-JS4
Com baixo custo por km rodado e R$ 170 mil mais em conta do que o SUV elétrico de referência, JAC E-JS4 roda 420 km
O JAC E-JS4 já está à venda no mercado brasileiro por R$ 249.900. Apesar do preço, o carro novo SUV elétrico chinês pretende se impor pelo custo-benefício. Ele é R$ 170 mil mais em conta do que o SUV elétrico de mesmo porte mais acessível até então, o Volvo XC40 Recharge. Outro detalhe destacado pela JAC Motors é o custo por km rodado, até 6 vezes mais barato do que o de um SUV com motor a combustão interna.
Capaz de rodar 420 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 13 kWh por 100 km, o E-JS4 é muito eficiente. Segundo o fabricante, o proprietário de um E-JS4 vai gastar menos de R$ 8 a cada 100 km. A bateria tem 55 kWh de capacidade. O motor elétrico tem 150 cv de potência e 340 Nm de torque. Pesando 1.680 kg, o novo JAC E-JS4 acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
Apesar de ser chinês, o JAC E-JS4 foi desenhado na Itália. O SUV teve supervisão da Volkswagen no desenvolvimento técnico (a Volks comprou 50% da JAC Motors). O conjunto óptico é dividido em dois segmentos e tem luzes diurnas de led com um formato de “V” invertido. Ao centro, a grade é larga e nas extremidades ficam os faróis. O JAC E-JS4 tem rodas diferentes do T60 Plus, versão com motor a combustão interna. Já a traseira exibe o mesmo “V” invertido das lanternas da frente. As duas lanternas são unidas por uma régua reflexiva.
Por dentro, o quadro de instrumentos Digital Active Info Display, com tela de TFT, oferece três modos de apresentação. O acabamento do JAC E-JS4 incorpora molduras em black piano em todo o painel frontal, que tem as superfícies revestidas em couro (soft touch). O ar-condicionado também tem comando tátil. O volante de direção é multifuncional. Bancos e laterais de portas também são revestidos em couro (o do motorista possui ajustes elétricos). O carro traz ainda teto solar panorâmico e um porta-malas generoso, de 520 litros.
A multimídia de 10,25” tem conectividade Android e Apple. O sistema incorpora câmera 360 graus e câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. O display central também fornece uma série de informações sobre os sistemas de propulsão elétrica e regeneração de energia da bateria. Por meio dele é possível encontrar a maneira mais econômica de dirigir o JAC E-JS4.
Com o novo E-JS4, a JAC Motors mostrou mais uma vez que está determinada a ser a marca com mais opções de carros 100% elétricos do Brasil (inclusive com picape e caminhão). Nos últimos anos, os carros da JAC melhoraram muito na questão da dirigibilidade e segurança. Agora, com a parceria da Volkswagen, a tendência é que a marca faça mais carros de padrão mundial.
O excesso de letra e números, entretanto, pesa contra o JAC E-JS4. Como versão 100% elétrica do JAC T60 Plus, que tem um bom conceito, talvez fosse mais fácil para o público assimilar um carro com o mesmo nome (algo como T60e). De qualquer forma, a marca está otimista. “Este é um produto muito moderno, com um design insinuante, traz recursos tecnológicos high-end, e é vendido por um valor extremamente agressivo", disse Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil. "Estamos entusiasmados com o potencial de vendas desse modelo.”
A previsão é de vender entre 15 e 20 unidades do JAC E-JS4 por mês, um bom número para um carro 100% elétrico de R$ 250 mil. No primeiro semestre, o modelo mais vendido da JAC Motors foi o T40 com 180 unidades. O JAC T60, do qual o E-JS4 é derivado, vendeu 88 unidades.
Equipamentos (todos de série)
- Ar-condicionado Automático e Digital
- Cruise Control com comandos no volante
- Lâmpadas halógenas
- Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
- Faróis com “Follow Me Home”
- DRL (LED diurno)
- Faróis de neblina (dianteira)
- Lanterna de neblina (traseira)
- Brake-light
- Alças de segurança dianteiras e traseiras
- Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
- Retrovisor interno antiofuscante
- Bancos revestidos em couro ecológico
- Seis airbags
- Portas com barras de proteção lateral
- Aviso de cinto não acoplado
- Freio ABS com EBD
- BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
- BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
- HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
- TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
- ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
- Sensor de capô aberto
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Câmera de ré
- Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
- Isofix