1 evento ao vivo

Flagra na Europa adianta mudanças do Polo reestilizado

Fotos vazadas mostram que o Volkswagen Polo terá lanternas invadindo porta-malas; design trará linhas inspiradas no novo Golf

8 jan 2021
16h48
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Camuflagem mais pesada tenta esconder o novo formato das lanternas, que passarão a invadir a tampa do porta-malas.
Camuflagem mais pesada tenta esconder o novo formato das lanternas, que passarão a invadir a tampa do porta-malas.
Foto: The Osco/Cochespías / Reprodução

Após quase quatro anos sem mudanças estéticas, a atual geração do Volkswagen Polo está prestes a ganhar uma reestilização. Um flagra divulgado nesta sexta-feira (8) no fórum espanhol Cochespías mostra as primeiras imagens do hatch da marca alemã quase sem camuflagem. Elas revelam que o desenho do novo Polo será fortemente inspirado no hatch médio Golf.

As duas imagens divulgadas, pelo usuário The_Osco, mostram que o Polo terá mudanças tanto na dianteira quanto na traseira, ambas com inspiração na oitava geração do Golf. As mudanças também são esperadas para o sedã compacto Virtus e devem acontecer ainda neste ano, já como linha 2022.

Na dianteira, o desenho dos faróis perderá a atual base reta e ganhará um recorte na parte inferior, separando os projetores de iluminação, assim como no Golf. No entanto, ao contrário do hatch médio, os faróis do Polo manterão o formato atual na parte superior, sem ganhar um prolongamento nos para-lamas. Além disso, é possível notar uma camuflagem preta na região inferior do para-choque dianteiro, o que indica que a peça também trará modificações de estilo.

Dianteira terá mudanças no contorno inferior dos faróis, que terão recortes inspirados nos do Golf.
Dianteira terá mudanças no contorno inferior dos faróis, que terão recortes inspirados nos do Golf.
Foto: The Osco/Cochespías / Reprodução

Já na parte traseira, a foto mostra uma camuflagem um pouco mais pesada do que na frente. Trata-se de uma tentativa de disfarçar o formato das novas lanternas, que terão formato afilado e deverão invadir a tampa do porta-malas, novamente inspiradas no Golf. Além da mudança nas lanternas, também é possível ver que o para-choque terá modificações, com um aplique que simula um extrator.

Para o Brasil, outras possíveis mudanças são esperadas na oferta de equipamentos. Tanto Polo quanto Virtus deverão ganhar o novo volante da Volkswagen e a nova central multimídia VW Play, assim como a oferta de airbags de cortina, visando manter a nota máxima no Latin NCAP.

Frente do Golf conta com faróis com base irregular, que serviram de inspiração para o novo Polo.
Frente do Golf conta com faróis com base irregular, que serviram de inspiração para o novo Polo.
Foto: The Osco/Cochespías / Reprodução

Mecanicamente, nem o Polo e Virtus devem mudar, mantendo os motores atuais, com opções que vão desde o 1.0 aspirado de 84 cv até o 1.4 turbo de 150 cv das versões esportivas GTS. Confira abaixo os preços e as versões atuais do Polo:

  • Polo 1.0 MPI - R$ 60.690
  • Polo 1.6 MSI manual - R$ 70.850
  • Polo 1.6 MSI automático - R$ 71.150
  • Polo 1.0 TSI Comfortline - R$ 79.790
  • Polo 1.0 TSI Highline - R$ 92.990
  • Polo 1.4 TSI GTS - R$ 109.890

As mudanças, por sua vez, viriam em um momento crucial para o Polo. Sofrendo com a concorrência interna de Nivus, o hatch compacto perdeu muitas vendas em 2020. Após emplacar 72.057 unidades em 2019, no ano passado o hatch vendeu apenas 41.836, uma queda de 41,9%.

Versão MPI é a única equipada com o motor 1.0 aspirado e custa R$ 60.690.
Versão MPI é a única equipada com o motor 1.0 aspirado e custa R$ 60.690.
Foto: VW / Divulgação

Apesar de a pandemia ter derrubado as vendas de todo o setor, ao contrário dos concorrentes, o compacto da Volkswagen não conseguiu recuperar o ritmo de vendas com o passar dos meses. Em dezembro de 2020, o Polo amargou a 17ª posição, com apenas 3.716 unidades, quase 3 mil a menos do que no mesmo período de 2019, quando foi o 10º colocado. Confira as vendas do VW Polo de 2017 até 2020:

  • 2017 - 9.521
  • 2018 - 69.584
  • 2019 - 72.057
  • 2020 - 41.836

Veja também:

Mercedes GLB 200, um SUV de 7 lugares com motor 1.3
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade