PUBLICIDADE

Fiat Strada é líder, mas VW Saveiro deprecia menos na troca

No mercado das picapinhas, estudo do KBB mostra Fiat Strada menos desvalorizada e mais depreciada do que a Volkswagen Saveiro. Entenda

11 mar 2020 - 06h00
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Saveiro Robust: desempenho incrível na depreciação de revenda, com perda inferior a 2%.
Saveiro Robust: desempenho incrível na depreciação de revenda, com perda inferior a 2%.
Foto: VW / Divulgação

Na guerra das picapes pequenas, a Fiat Strada tem uma década e meia de liderança, roubada da própria Volkswagen Saveiro, sua maior rival. No primeiro bimestre deste ano, a Strada vendeu 10.609 unidades, enquanto a Saveiro emplacou 6.443. Porém, quando o assunto é valor de mercado, a briga é bem mais acirrada. Segundo estudo do site KBB Brasil, especializado em precificação de carros, a Strada desvaloriza um pouco menos do que a Saveiro, mas deprecia bem mais -- tanto na revenda quanto na troca. O estudo foi feito com exclusividade para o GUIA DO CARRO e incluiu também a picape Chevrolet Montana.

A Fiat Strada foi a única a participar de três modalidades (cabine simples, cabine estendida e cabine dupla). Ela é a única com cabine estendida (CE). Por outro lado, a Montana só está disponível com cabine simples. Com as três configurações, a Strada têm a mesma desvalorização média: -3,8%. Essa é a mesma desvalorização da Montana. Já a Saveiro desvaloriza -4,2% tanto com cabine simples (CS) quanto com cabine dupla (CD). Portanto, a picapinha da Volkswagen tem a pior valorização entre as três.

Strada Freedom CS: apesar de novata, já tem o segundo melhor desempenho na linha da picape Fiat.
Strada Freedom CS: apesar de novata, já tem o segundo melhor desempenho na linha da picape Fiat.
Foto: FCA / Divulgação

Quanto o assunto é a depreciação, porém, a situação muda. O KBB Brasil pesquisou a desvalorização de revenda (valor cobrado pelos lojistas) e a valorização de troca (valor pago por lojistas a particular). Na depreciação de revenda, a Saveiro tem as duas menores perdas: -3,4% na CD e -7,3% na CS. Isso significa que os lojistas cobram mais por ela. Depois vêm a Strada CS (-11,4%) e a Montana CS (-17,1%). O pior desempenho é da Strada CE (-23,6%).

Na desvalorização de troca (valor que o lojista paga ao proprietário), a Saveiro CD dá um banho na Strada CD: -23,4% para a Volkswagen e -38,0% para a Fiat. Nas cabines simples, a Strada equilibra o jogo, mas ainda é mais depreciada do que a Saveiro: -37,0% para a Volkswagen e -38,6% para a Fiat. O vexame fica por conta da Montana (-46,3%). Esse número é pior do que o da Strada CE (-44,0).

Quando a pesquisa do KBB Brasil se aprofunda nas versões, o desempenho da Volkswagen Saveiro é ainda melhor. As duas versões Robust (CD e CS) deram um banho, depreciando menos de 2% na revenda. Mas, na depreciação de troca, a Saveiro Robust CD tem um desempenho bem melhor: -22,7% contra -40,3% da CS. Veja abaixo os números das cinco versões que menos depreciam na revenda.

Picape

Deprec.

Revenda

Deprec.

Troca

Desv.
VW SAVEIRO CS ROBUST 1.6 -1,8% -40,3% -4,2%
VW SAVEIRO CS ROBUST 1.6 -1,8% -40,3% -4,2%
VW SAVEIRO CD CROSS 1.6 16V -5,1% -24,1% -4,2%
FIAT STRADA CS WORKING 1.4 -5,9% -39,4% -3,6%
FIAT STRADA CS FREEDOM 1.4 -11,0% -39,9% -3,9%
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade