Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fiat diz que agora é “pop” e anuncia dois SUVs, turbo e CVT

Marca assume seu lado “mezzo brasileira, meio italiana”, muda logotipo, renova concessionárias e quer voltar à liderança do mercado nacional

22 jul 2020 - 21h18
Compartilhar
Exibir comentários
SUV cupê baseado no conceito Fastback chega em 2020 com motor 1.3 turbo.
SUV cupê baseado no conceito Fastback chega em 2020 com motor 1.3 turbo.
Foto: FCA / Divulgação

A Fiat recrudesceu. Quem se acostumou com uma Fiat discreta, reservada, enquanto a FCA construía a imagem da Jeep no Brasil, pode se preparar para uma nova fase. A marca italiana, que produz no Brasil desde 1976, anunciou nesta quarta-feira (22) que está pronta para voltar à liderança do mercado entre as marcas de carro. Para alcançar seu objetivo, a Fiat mudou seu posicionamento de marca e afirma: “Somos pop. Somos encantadora. Somos ítalo-brasileira”.

Na verdade, a Fiat já era tudo isso nos anos 1990, mas parece ter se esquecido. Agora decidiu assumir o que já era. Nesse novo posicionamento de marca, a Fiat mudou o logotipo, está renovando o visual e o conceito das concessionárias, promete se comunicar melhor com os clientes e parceiros e confirma uma série de novidades em seu portfólio de produtos até 2022: dois SUVs inéditos, dois motores turbo, câmbio CVT, o novo 500 elétrico e atualização nas linhas Argo, Cronos e Toro.

Fachada das concessionárias que já adotaram o novo padrão da marca Fiat.
Fachada das concessionárias que já adotaram o novo padrão da marca Fiat.
Foto: FCA / Divulgação

Embora a FCA seja líder entre as montadoras, a Chevrolet é a marca mais vendida e a Fiat ocupa atualmente a terceira posição, atrás da Volkswagen. Por enquanto, o ranking mostra a Chevrolet com 17,2%, a Volkswagen com 16,3% e a Fiat com 14,3%. Mas a Fiat agora quer a liderança entre as marcas, posição que ocupou durante anos. O novo logotipo “script” traz apenas as letras FIAT (sigla de Fabbrica Italiana Automobili Torino) e foi lançado na nova picape Strada. Aos poucos, o novo logotipo, minimalista e mais adequado ao novo mundo elétrico e digital, estará também nos outros modelos.

Loja digital da Fiat tem fachada exclusiva e permite interação on-line.
Loja digital da Fiat tem fachada exclusiva e permite interação on-line.
Foto: FCA / Divulgação

Esta é a quinta vez, desde 1976, que a Fiat muda seu logotipo. A nova marca já está presente também em algumas concessionárias da rede. Para enfatizar o novo conceito com referência nas raízes ítalo-brasileiras, cada detalhe dentro das concessionárias também se torna mais exclusivo, como ambientação visual e musical. Uma das novidades é a cafeteria italiana (em parceria com o café Illy, de Trieste) dentro do show room. Os clientes também poderão fazer uma reunião de trabalho no espaço de coworking.

Para voltar a ser líder, entretanto, a Fiat precisará de produtos. O lançamento de dois SUVs inéditos foi confirmado na entrevista virtual concedida por Herlander Zola, diretor da Marca Fiat dentro da FCA. Trata-se de uma antiga e insistente demanda dos concessionários. Hoje a Fiat cobre 65% do mercado com seus modelos, porém está fora justamente do filão que mais cresce, o de SUVs, que já representa cerca de 25%. Os dois SUVs chegarão junto com novos motores turbo e um novo câmbio automático tipo CVT (continuamente variável).

Novo logotipo da Fiat exibido nas concessionárias é o quinto desde 1976.
Novo logotipo da Fiat exibido nas concessionárias é o quinto desde 1976.
Foto: FCA / Divulgação

O primeiro SUV a chegar será um modelo compacto baseado no Argo, em 2021. Ele será equipado com o novo motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta de combustível. Esse motor também equipará o Argo reestilizado. Em 2022 chegará o SUV médio, baseado no conceito Fastback, já exibido no Salão de São Paulo. O carro será um SUV cupê e virá equipado com o novo motor 1.3 turbo de quatro cilindros, 16V, também com injeção direta. Para completar o pacote, a Fiat lançará o novíssimo 500 totalmente elétrico, que será um carro importante para rejuvenescer a marca.

Segundo Zola, até 2021 todos os modelos atuais passarão por mudanças (exceto, claro, a nova Strada, que inaugura esta fase “pop”. Várias outras ações envolvem o reposicionamento da marca Fiat, como maior foco no relacionamento virtual com os clientes -- uma tendência adotada também por alguns concorrentes. “O maior target é aumentar o valor percebido da marca”, disse Zola. Durante a entrevista, perguntamos se haverá espaço para carros baratos nessa nova fase “pop” da Fiat. Zola disse que o conceito de barato é relativo porque depende do poder aquisitivo de cada cliente, mas que o Mobi e o Argo são carros acessíveis dentro da linha Fiat. Nada se falou sobre a nova geração do Uno.

Novo logo Fiat é "script", minimalista, e foi lançado na segunda geração da picape Strada.
Novo logo Fiat é "script", minimalista, e foi lançado na segunda geração da picape Strada.
Foto: FCA / Divulgação

O diretor da Marca Fiat também disse que uma recente pesquisa do Google revelou que durante grandes crises (como a da atual pandemia de coronavírus), o mercado de luxo tende a crescer. “As pessoas que podem fazer isso tendem a se premiar pelas privações que estão vivendo”, comentou. Herlander Zola acredita que as vendas da Strada topo de linha, versão Volcano, confirmam a sensação de que a compra emocional tem espaço tão importante quanto a compra racional no atual momento do mercado. A Fiat esperava vender 25% do mix da nova Strada com a Volcano, mas as vendas chegaram a 40%. 

Cafeteria italiana com o café Illy (de Trieste) dentro das concessionárias.
Cafeteria italiana com o café Illy (de Trieste) dentro das concessionárias.
Foto: FCA / Divulgação

Para desenvolver essa estratégia, a Fiat contou com o suporte da agência Ana Couto Branding. A montadora tem 121 anos de história no mundo, daí o enorme desafio que está enfrentando para se reposicionar na América Latina. “Fomos atrás de nossa essência, buscamos nossas raízes”, disse Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrysler Automóveis para a região. “Muito mais do que apenas uma mudança visual da marca, queremos criar uma nova proposta de valor sob a ótica da experiência única do cliente”, comentou Zola. O novo slogan da Fiat “mezzo brasileira, meio italiana” agora é: “A paixão move”. 

Saiba por que a picape Fiat Toro foi a melhor ideia da década:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade