Ferrari Omologata, um carro de sonho para um único cliente
Baseado na 812 Superfast, a Ferrari Omologata teve construção artesanal para um exigente cliente europeu e usa motor 6.5 V12 de 800 cavalos
A Ferrari revelou sua mais recente encomenda única chamada Omologata. O carro é um cupê V12 com motor dianteiro de linhas contemporâneas e uma carroceria de alumínio feita a mão sob medida. Décimo modelo único da Ferrari, a Omologata foi encomendada por um cliente europeu para fazer referência ao design histórico da Ferrari, mas sem cair na estética de inspiração retrô que essas encomendas únicas costumam ter.
O carro é baseado na 812 Superfast. O motor é o 6.5 V12 de 800 cv acoplado a uma transmissão de dupla embreagem. Os números oficiais de desempenho não foram divulgados, mas devem ser parecidos com o do carro padrão, que acelera de 0-100 km/h em 2,9 segundos e atinge 340 km/h de velocidade máxima.
A carroceria mudou. Os estilistas da Ferrari criaram um carro feito feito sob medida, exceto pelos faróis e pára-brisa que são compartilhados com a 812. A Omologata tem uma grade frontal menor e novas entradas de ar. Não há vidro traseiro. Há referências a carros de corrida clássicos da Ferrari, como a 250 LM e a 250 GTO.
O trabalho artesanal foi realmente impecável, especialmente na parte traseira. Até para os padrões da Ferrari seria absurdamente caro produzir em série um carro como a Omologata. A traseira inclui ainda grande difusor que abriga as quatro saídas de escapamento e um retorno a uma luz de cartucho único.
O interior tem o padrão da 812 Superfast, exceto por novos acabamentos de material e toques especiais nos elementos ao redor do console central que abriga os botões seletores da transmissão e nos puxadores das portas. O preço não foi divulgado, mas especula-se que não saiu por menos de R$ 7 milhões.