PUBLICIDADE

Conceito da Mercedes era autônomo e tinha internet em 1996

Revelado em 1996, conceito Mercedes F200 Imagination já tinha central multimídia, reconhecimento de voz e direção por joystick há 25 anos

6 out 2021 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários
Mercedes F200 Imagination
Mercedes F200 Imagination
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Um carro-conceito de 25 anos mais atual do que nunca. Em outubro de 1996, a Mercedes-Benz apresentou no Salão do Automóvel de Paris o conceito F200 Imagination. Equipado com tecnologias inimagináveis para a época, o Mercedes F200 antecipou uma série de recursos dos modelos atuais da montadora alemã. O carro-conceito original está em exibição no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart (Alemanha).

O grande destaque do Mercedes F200 Imagination era o interior do modelo. Projetado com o objetivo de mostrar os avanços tecnológicos da época, o conceito não tinha volante. A direção era controlada com a ajuda de dois joysticks. O motorista também podia escolher se usava a mão direita ou esquerda. Um dos controles foi montado no painel da porta e o outro no console central. Além disso, o passageiro da frente poderia assumir a qualquer momento, porque um terceiro joystick estava localizado no acabamento da porta direita.

Mercedes F200 Imagination
Mercedes F200 Imagination
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

A pré-condição para tudo isso era a tecnologia “drive-by-wire”: os conjuntos principais, como a direção, não eram operados por conexões mecânicas, mas por meio de atuadores eletrônicos, elétricos e mecânicos. A partir dos comandos de aceleração, frenagem, direção ou ré, os sistemas eletrônicos decidiam a melhor e mais segura maneira de cumprir os comandos do motorista. 

De forma semelhante às tecnologias atuais de direção autônoma, a CPU do Mercedes F200 Imagination utilizava informações de vários sensores que fornecem informações como a velocidade do veículo, rotações das rodas e do motor, condições da estrada e movimento da carroceria.

Outro destaque do Mercedes F200 era o painel de instrumentos. Visualmente, a peça lembra bastante o atual sistema MBUX, e vai de ponta a ponta do cockpit do conceito. Com telas coloridas, o sistema de exibição do F200 Imagination exibia os instrumentos do veículo e todas as notificações, bem como o computador de bordo. Os monitores também exibiam os sinais das câmeras de vídeo que foram instaladas no lugar dos espelhos retrovisores internos, mais uma tecnologia que é utilizada em alguns carros atuais.

Mercedes F200 Imagination
Mercedes F200 Imagination
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

O Mercedes F200 contava com um verdadeiro precursor dos atuais sistemas multimídia. Nos monitores do modelo também eram exibidos as funções de telefone, sistema de navegação, rádio, e aparelhos de CD e DVD. Além disso, o som podia ser transmitido através de fones de ouvido sem fio para o passageiro da frente. O nível de informatização neste carro-conceito foi significativo, e trazia até mesmo conexão com internet para funções bancárias e reservas de hotel.

O F200 Imagination ofereceu inúmeras outras inovações que hoje equipam os carros da Mercedes. Dentre elas, estão o sistema de faróis com distribuição de luz variável, airbags de janela, suspensão ativa, reconhecimento de voz para telefones celulares, teto de vidro panorâmico e freio de mão acionado eletricamente. Por fora, o design do conceito serviu de inspiração para a oitava geração do Classe S (W220), que foi vendida de 1998 a 2005.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade