5 eventos ao vivo

Comparativo: VW Polo Comfortline bate Toyota Yaris XL Plus

Dois hatches na faixa de R$ 70 mil disputam 700 pontos: o Polo 200 TSI 1.0 turbo contra o Yaris 1.5 aspirado. Veja por que o Volks venceu

28 nov 2019
07h58
atualizado às 08h12
  • separator
  • 0
  • comentários

No mercado brasileiro, o Volkswagen Polo e o Toyota Yaris se posicionam acima dos hatches compactos e abaixo dos médios, com dimensões e preços superiores em relação aos modelos de entrada. Este tipo de veículo começou a se desenvolver no país para tentar oferecer o espaço interno e o conforto de um hatch médio por um valor mais acessível, simplificando o acabamento, a motorização e alguns equipamentos. Aliás, com a crescente busca por SUVs, os hatches e sedãs médios estão cada vez menos frequentes no Brasil. O Ford Focus e o Peugeot 308 são exemplos de modelos deste segmento que deixaram de ser comercializados no país.

VW Polo Comfortline 200 TSI 1.0 turbo.
VW Polo Comfortline 200 TSI 1.0 turbo.
Foto: Divulgação
Toyota Yaris XL Plus Connect 1.5.
Toyota Yaris XL Plus Connect 1.5.
Foto: Divulgação

O Polo e o Yaris são hatches com estratégia de mercado e faixa de preço bem parecidas em algumas versões. O Volkswagen tem preço inicial mais baixo, com valor de R$ 53.990 na configuração de entrada, enquanto que o Toyota custa R$ 66.490 na versão mais barata. Entretanto, esses modelos disputam o mesmo intervalo de preço nas configurações mais caras. Neste comparativo, serão detalhadas as versões Comfortline 200 TSI do Polo (R$ 71.560) e XL Plus Connect do Yaris (R$ 71.990), utilizando os critérios de notas do GUIA DO CARRO, para mostrar quem leva a melhor em cada item. Os parâmetros avaliados (desempenho, consumo, segurança, conectividade, conforto, pacote de série e usabilidade) valem de 0 a 100 pontos e são os mesmos utilizados em nossos testes.

Desempenho

Neste quesito, o Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI leva a melhor avaliação. Com motor 1.0 turbo de 128 cv de potência e 200 Nm de torque, o hatch da marca alemã possui melhores acelerações e retomadas de velocidade em comparação com o Toyota Yaris XL Plus Connect, que rende até 110 cv de potência e 146 Nm de torque com o motor 1.5 aspirado. As relações peso/torque (5,74 kg/Nm) e peso/potência (8,96 kg/cv) do Polo são inferiores às do Yaris (7,77 kg/Nm e 10,32 kg/cv), permitindo uma aceleração de 0-100 km/h mais rápida: 9,6 segundos no contra 11,8. 

  • Polo Comfortline 200 TSI – 55 pontos
  • Yaris XL Plus Connect – 40 pontos

Consumo

Em termos de consumo, ambos os modelos apresentam números bem parecidos. O Yaris se destaca pela utilização da transmissão automática tipo CVT, que geralmente contribui para reduzir os gastos com combustível, e o Polo equilibra com a motorização 1.0 turbo, que é mais moderna e também permite boa autonomia. Com etanol, o Yaris XL Plus Connect atinge números melhores tanto em circuitos urbanos quanto em rodoviários. A relação cidade/estrada com etanol é de 8,8/10,0 km/l no japonês contra 8,0/9,8 km/l no Polo Comfortline 200 TSI. Com gasolina, o Yaris consome menos na cidade (12,6 km/l) em comparação ao Polo (11,6 km/l), mas na estrada o Volkswagen consegue superar com uma diferença bem pequena: 14,1 km/l contra 13,8. Apesar de consumir mais, o modelo alemão possui maior autonomia do tanque, já que tem capacidade de 52 litros (no Yaris são 45 litros). Ambos tem nota B na classificação geral do Inmetro, atingindo 80 pontos nos critérios de notas do GUIA DO CARRO.

  • Polo Comfortline 200 TSI – 80 pontos
  • Yaris XL Plus Connect – 80 pontos

Segurança

Embora ofereça apenas quatro airbgas (dois frontais e dois laterais) na versão Comfortline, o Volkswagen Polo obteve ótimo desempenho nos testes de segurança do Latin NCAP atingindo a nota máxima (5 estrelas) devido à qualidade construtiva da carroceria. O Toyota Yaris possui sete airbags, mas apenas na configuração mais cara. A versão avaliada, XL Plus Connect, conta apenas com os obrigatórios airbags frontais, de modo que nos ensaios de impacto do Latin NCAP alcançou somente 4 estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças. Vale destacar que ambos os modelos contam com assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de tração e estabilidade como equipamento de série. Neste quesito, o Poloen vence a batalha pela presença dos airbags laterais, somando 100 pontos contra 80 no Yaris.

  • Polo Comfortline 200 TSI – 100 pontos
  • Yaris XL Plus Connect – 80 pontos
Interior do Toyota Yaris XL Plus Connect.
Interior do Toyota Yaris XL Plus Connect.
Foto: Divulgação

Conectividade

Na linha 2020, o Toyota Yaris finalmente passou a contar com uma central multimídia mais moderna. Agora, o hatch japonês está mais competente para encarar o sistema App Conect do Volkswagen Polo. Ambos os modelos contam com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, além de Bluetooth, MP3 Payer, USB e volante multifuncional. A vantagem do hatch alemão neste quesito é a presença de três entradas USB, sendo uma exclusiva para os passageiros do banco de trás, uma na parte superior do painel e outra associada à central multimídia. No Yaris, há apenas uma. Desta forma, o VW Polo Comfortline 200 TSI vence essa disputa, somando 50 pontos contra 40 no Yaris XL Plus Connect. Vale lembrar que os critérios do GUIA DO CARRO só levam em consideração equipamentos de série durante a avaliação dos veículos. 

  • Polo Comfortline 200 TSI – 50 pontos
  • Yaris XL Plus Connect – 40 pontos
Interior do Polo Comnfortline.
Interior do Polo Comnfortline.
Foto: Divulgação

Conforto

Nesse item, são atribuídos 10 pontos para cada um dos seguintes equipamentos: ar-condicionado de duas zonas, câmbio automático, direção assistida, espaço interno (entre-eixos mínimo de 2,700 m), vidros dianteiros elétricos, freio de estacionamento eletrônico, bancos de couro, encosto do banco traseiro rebatível, chave presencial e teto solar.

Considerando os itens exigidos pelos critérios do GUIA DO CARRO, ambos os modelos estão equilibrados nesta disputa, somando 40 pontos cada um, devido à presença de transmissão automática, direção assistida, vidros elétricos e bancos com rebatimento.

  • Polo Comfortline 200 TSI – 40 pontos
  • Yaris XL Plus Connect – 40 pontos

Pacote de série

Para o segmento de hatches e sedãs, neste item o GUIA DO CARRO atribui 10 pontos para cada um dos seguintes equipamentos de série: ar-condicionado, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, faróis de neblina, modo de condução, piloto automático, rodas de liga leve, sensor estacionamento ou câmera de ré, paddles shifts (ou contagiros se for carro manual) e coluna de direção com ajuste profundidade. Apesar de contar com piloto automático, disponível apenas como opcional no Volkswagen Polo Comfortline, o Toyota Yaris XL Plus Connect não oferece faróis de neblina nem regulagem de profundidade da coluna de direção. Assim, o hatch alemão vence nesse quesito, somando 60 pontos contra 50 do rival japonês.

  • Polo Comfortline 200 TSI – 60 pontos
  • Yaris XL Plus Connect – 50 pontos

Usabilidade

Neste item são considerados os seguintes princípios na atribuição de notas: volume do porta-malas (+ 400 litros), largura até 1,85 metro, abertura interna porta-malas, suspensão independente nas quatro rodas, emissão de CO2 até 90 g/km, Auto Hold, banco motorista ajuste elétrico, luzes DRL, luz traseira de neblina e pneus verde. Além de ter largura ligeiramente inferior à do Polo (1,730 metros contra 1,751), o Toyota Yaris se destaca neste comparativo pela presença de lanternas de neblina individuais na traseira e pelo porta-malas com capacidade de 310 litros (no Polo são 300 litros). Em termos de emissões de CO2 nenhum dos modelos respeitam o limite de 90 g/km estabelecido pelo GUIA DO CARRO. No Yaris, a taxa é de 101 kg/km, e no Polo, 106 kg/km. O vão livre do solo é praticamente o mesmo em ambos os modelos: 15 cm no Toyota e 14,9 cm no Volkswagen.

  • Polo Comfortline 200 TSI – 30 pontos
  • Yaris XL Plus Connect – 40 pontos

Veredicto

O Volkswagen Polo é um dos modelos mais vendidos do Brasil. No acumulado de 2019 até o mês de novembro, já foram emplacadas mais de 60 mil unidades do hatch alemão, um número bem superior em relação ao Toyota Yaris, que atua com um pouco mais de 30 mil unidades no mesmo período. Os critérios de avaliação do GUIA DO CARRO facilitam o entendimento da razão destas estatísticas. Além de ter motor mais potente, a versão avaliada do Polo supera o Yaris em conectividade, segurança e pacote de série. Em termos de conforto os modelos são bem equilibrados, e no consumo, o Yaris leva um pouco de vantagem para rodar na cidade, mas nada que justifique o desempenho inferior. No visual, cada modelo tem suas especificidades, cuja escolha fica a critério de cada consumidor. No total de 700 pontos, o Polo somou 415 pontos, enquanto que o Yaris atingiu 370.

COMPARATIVO GUIA DO CARRO / TERRA
Item

Polo

1.0T

Nota

Yaris

1.5

Nota
Desempenho 55 C 40 D
Consumo 80 B 80 B
Segurança 100 A 80 B
Conectividade 50 C 40 D
Conforto 40 D 40 D
Pacote de Série 60 C 50 C
Usabilidade 30 D 40 D
Total de pontos 415 59,3% 370 52,8%

Os números do Toyota Yaris XL Plus Connect 1.5

  • Ano: 2020
  • Preço: R$ 71.990
  • Motor: 1.5 flex
  • Potência máxima: 110 cv a 5.600 rpm (e)
  • Torque máximo: 146 Nm a 4.000 rpm (e)
  • Câmbio: 7 marchas CVT
  • Comprimento: 4,145 m
  • Largura: 1,730 m 
  • Altura: 1,490 m  
  • Entre-eixos: 2,550 m 
  • Vão livre: 150 mm
  • Peso: 1.135 kg
  • Pneus: 185/60 R15 
  • Porta-malas: 310 litros
  • Tanque: 45 litros
  • 0-100 km/h: 11s8
  • Vel.  máxima: 173 km/h
  • Consumo cidade: 12,6 km/l (g) 
  • Consumo estrada: 13,8 km/l (g) 
  • Emissão de CO2: 101 g/km 
Polo Comfortline: vencedor do comparativo.
Polo Comfortline: vencedor do comparativo.
Foto: Divulgação

Os números do Volkswagen Polo Comfortline 1.0 Turbo

  • Ano: 2020
  • Preço: R$  71.560
  • Motor: 1.0 turbo flex
  • Potência máxima: 128 cv a 5.500 rpm (g/e)
  • Torque máximo: 200 Nm a 2.000 rpm (g/e)
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 4,057 m 
  • Largura: 1,751 m 
  • Altura:  1,468 m
  • Entre-eixos: 2,565 m
  • Vão livre: 149 mm
  • Peso: 1.147 kg
  • Pneus: 185/65 R15
  • Porta-malas: 300 litros
  • Tanque: 52 litros
  • 0-100 km/h: 9s6
  • Velocidade máxima: 192 km/h
  • Consumo cidade: 11,6 km/l (g)
  • Consumo estrada: 14,1 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 106 g/km
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade